Emigrar ou estudar no estrangeiro pode ser um processo complicado, que passa não só pela burocracia relacionada com a organização de toda a documentação e vistos necessários, como também por percalços (como guardar, por distração, o passaporte junto aos objetos a enviar pela transportadora). Facilite a sua vida com uma abordagem mais simples e organizada, conhecendo estas dicas de organização, além de apps fantásticas que podem ajudar a fazer com que tudo corra pelo melhor. Assim, terá mais tempo para explorar o novo país em que vai viver!
1. Faça uma lista das tarefas essenciais
Controle a enorme quantidade de atividades a realizar fazendo uma lista geral de todas as tarefas necessárias, organizando-as sob diferentes rubricas como, por exemplo, pedidos de visto, arrendamento da nova casa e informações sobre o seu novo emprego ou faculdade. Não se esqueça de anotar os nomes e dados de contacto de pessoas essenciais. Pode fazer isto online, através do Trello, ou criar uma lista numa folha de cálculo; mas guarde uma cópia num servidor na cloud como a Dropbox ou o Google Drive, para o caso de perder o ficheiro original. Isto também lhe permitirá partilhar a sua lista com outras pessoas, se o plano for emigrarem em conjunto.
2. Embale os seus bens, de forma prática, antes de os enviar
Uma das últimas coisas que deseja, quando se instalar na nova casa, é descobrir que não faz ideia de onde pôs, por exemplo, as toalhas de banho. Assim, identifique as caixas e crie uma lista dos conteúdos numa outra folha de cálculo online, ou experimente a app Packing Pro. Desta forma, quando chegar ao destino, num instante poderá encontrar o que quiser, além de poupar tempo na distribuição das caixas pelas divisões correspondentes.
3. Faça uma mala com “objetos essenciais”
Para que os primeiros dias no novo país sejam tão tranquilos quanto possível, tenha uma mala com tudo o que for essencial: carregadores, mudas de roupa para os primeiros dias, artigos de higiene pessoal, e também uma pasta com todos os documentos. Deste modo, além de os ter à mão, evitará ter de revirar todos os caixotes à procura dos detalhes da sua conta bancária, por exemplo.
4. Crie um fundo de contingência
Entre as despesas com a bagagem e o transporte, os voos e os custos relacionados com documentos e vistos, emigrar pode ser bastante dispendioso. Reserve uma quantia do seu orçamento para custos inesperados. Mantenha-se a par das flutuações cambiais, utilizando a app XE, e transfira dinheiro para o seu novo país (ou pague com cartão) sem taxas elevadas criando uma conta no Transferwise ou no N26.