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Acidente em casa: como fazer participação de sinistro?

Um acidente em casa pode ter diferentes causas e nem todas são óbvias. Quando se fala em acidente em casa, pensamos logo em roubo, inundação ou incêndio. Mas fenómenos da natureza, como as tempestades, podem também causar estragos em casa.

E há ainda a responsabilidade civil por um acidente em casa, que prejudique outra pessoa ou habitação. É por isso que um Seguro Casa abrangente é uma das melhores formas de o proteger a si e ao seu lar.

Seguro Casa

- Serviços de reparações, mudanças, limpezas, médico ao domicílio ou babysitting;
- Desconto na compra conjunta do seguro da casa e do recheio;
- Participe o sinistro online de forma simples e rápida! Nós avaliamos os danos por vídeo.


Casal a carregar duas caixas de madeira com vasos de flores em cima devido a mudança de casa

Neste artigo, explicamos como agir nos diferentes tipos de acidente em casa e como fazer a participação de sinistro. Continue a ler!

O que fazer em caso de danos por água em casa

Antes de tudo, tente perceber a origem do problema, de forma a evitar que os estragos aumentem. Para isso: 

  • Feche todas as torneiras de segurança e, se necessário, a alimentação geral da água;
  • Remova o excesso de água, se necessário, com uma bomba ou a um aspirador de água;
  • Areje as divisões inundadas o mais rapidamente possível;
  • Eleve, acima do nível da água, os objetos que se podem danificar em contacto com ela. Ao mesmo tempo, afaste-os das paredes que ficaram húmidas;
  • Tire fotografias aos danos e guarde amostras de objetos danificados, que tiverem de ser removidos;
  • Leve os tapetes molhados à lavandaria, para serem limpos antes que os danos se tornem irreversíveis. Guarde as faturas da lavandaria.

Participação de sinistro – Danos por Água

  • Caso a rutura tenha acontecido numa zona comum do edifício, ou na casa de um vizinho que esteja fora, alerte o porteiro ou a administração do condomínio;
  • Se a rutura aconteceu em tubagem à vista, instalada há menos de cinco anos, informe o canalizador que a instalou. Esta deverá ter uma garantia de cinco anos a partir da data de entrega da obra;
  • Se a rutura ocorreu em tubagem embutida, e se a sua casa foi construída há menos de dez anos, acione a garantia da casa. Para isso, envie ao construtor ou vendedor da casa uma carta com aviso de receção, descrevendo os defeitos encontrados e pedindo a sua reparação. O aviso também pode ser feito por correio eletrónico, mas tem de receber um comprovativo de entrega e recibo de leitura;
  • Relativamente aos dois últimos casos, a reparação da tubagem, abrangida pela garantia, deve ser realizada pelo canalizador ou construtor em questão. Mesmo que o trabalho seja feito ao abrigo da garantia legal, solicite que lhe seja entregue uma ordem de serviço e conserve todas as peças que foram substituídas;
  • Se a casa for arrendada, informe o senhorio. Se for coproprietário, informe a administração do condomínio;
  • Acione o seu seguro casa, fazendo a participação de sinistro através do nosso site, ou da App Tranquilidade, o mais rápido possível. 

O que fazer se o acidente em casa é causado por incêndio

Neste caso, deve: 

  • Proteger o local para evitar pilhagens;
  • Proteger a casa de condições meteorológicas adversas, tapando as janelas e cobrindo ou mandando tapar eventuais buracos no telhado, ou nas paredes, causados pelo incêndio ou feitos pelos bombeiros;
  • Guardar em segurança os seus bens mais valiosos.

Participação de sinistro – Incêndio

  • Primeiro, se suspeitar de fogo posto, apresente queixa na polícia;
  • Se viver numa casa arrendada, informe o proprietário;
  • Acione o Seguro Casa e faça a participação de sinistro o mais rapidamente possível. Desta forma a seguradora poderá, se necessário, tomar as medidas necessárias para aplicar medidas de conservação e salvaguarda.  

O que fazer se os danos forem consequência de tempestade, neve ou granizo

Tal como nas outras situações, antes de mais nada, evite que os danos em casa aumentem. 

  • Danos no telhado: peça a um profissional que cubra o telhado logo que possível. Limpe e areje, imediatamente, as divisões afetadas;
  • Entradas de água: desligue o quadro elétrico e não a volte a ligá-lo, até que a segurança da instalação tenha sido verificada por um profissional. Eleve, acima do nível da água, os objetos que se podem danificar em contacto com ela. Afaste-os das paredes que ficaram húmidas. A palavra de ordem é "ventilar";
  • Remova o excesso de água: se necessário, use uma bomba ou a um aspirador de água;
  • Proteja o local contra roubos: utilize fechaduras provisórias ou substitua vidros e portas partidos;
  • Coloque os seus objetos de valor em segurança;
  • Fotografe os danos;
  • Leve os tapetes molhados à lavandaria, para serem limpos antes que os danos se tornem irreversíveis. Guarde as faturas da lavandaria.

Participação de sinistro – Tempestade, neve ou granizo 

  • Se a casa for arrendada, informe o proprietário;
  • Faça a participação de sinistro o mais rapidamente possível, ao abrigo do seu Seguro Casa;
  • Se for chamado um perito para avaliar o sinistro, esteja presente na avaliação e dê os pormenores necessários;
  • Conserve todos os elementos de prova (amostras de objetos, faturas, fotografias, etc.) que revelem os danos e que possam ajudar a determinar o seu valor.

O que fazer em caso de furto ou roubo

Informe as autoridades: 

  • Telefone imediatamente à polícia, para participar o roubo ou furto. Deve fazê-lo num prazo máximo de 24 horas;
  • Guarde o comprovativo da apresentação da queixa. Vai precisar dele para participar o sinistro à sua seguradora.

Proteja a casa: 

  • Troque as fechaduras das portas arrombadas, mas não as deite fora, pois são prova de que a sua casa foi assaltada;
  • Verifique se faltam chaves. Em caso afirmativo, troque imediatamente as fechaduras correspondentes;
  • Se vive numa casa arrendada, avise o senhorio dos danos em portas, janelas, etc.;
  • Tape as janelas partidas e feche as persianas e portadas. Mantenha-as assim, até que as reparações tenham sido feitas;
  • Verifique se foram roubados livros de cheques ou cartões bancários. Em caso afirmativo, contacte imediatamente o seu banco para que sejam cancelados.

Participação de sinistro – Furto ou roubo 

  • Faça uma lista dos bens roubados e junte o maior número possível de documentos comprovativos (fotografias, faturas de compra ou de reparação, certificados de garantia, etc.);
  • Participe o roubo ou furto à sua seguradora, o mais rapidamente possível, sem esquecer de juntar o documento comprovativo da declaração à polícia.

O que fazer em caso de danos a terceiros

A cobertura de Responsabilidade Civil Proprietário, do seu seguro casa, cobre os danos causados a terceiros pela pessoa segura ou por pessoas pelas quais a pessoa segura é responsável, na qualidade de proprietário ou inquilino/ocupante.  

Como reagir 

  • Se a vítima o responsabilizar a si pelos danos incorridos, tome nota dos seus dados de contacto;
  • Nunca pague diretamente à vítima, nem à respetiva seguradora;
  • Recolha testemunhos e os dados de contacto das pessoas presentes, quando se deu o acidente;
  • Se tiver sofrido danos causados por terceiros, peça-lhes os dados de contacto;
  • Conserve os bens danificados (se não for possível, tire fotografias) e crie uma lista dos objetos que sofreram danos.

Participação de sinistro – Responsabilidade Civil Proprietário

  • Tem 8 dias para comunicar um sinistro de responsabilidade civil e ativar o Seguro Casa;
  • Conserve todos os elementos justificativos dos danos e do seu valor;
  • Participe o sinistro online ou na App

 

💡Importante saber:

Deve ter sempre à mão os números de telemóvel das pessoas a contactar, em caso de emergência: polícia, bombeiros, serralheiro, canalizador, proprietário ou administrador do condomínio, banco, Agente Tranquilidade, Linha de Assistência ao Lar e Família (telf. 217 252 328 | custo chamada local, dias úteis das 9h às 19h), etc.

Com a Tranquilidade, pode escolher a melhor proteção para proteger as quatro paredes da sua casa! O nosso Seguro Casa tem coberturas para estas e outras situações. Pode escolher entre 5 níveis de proteção, da Base à Premium. 

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