O barulho do carro diz muito mais sobre o seu interior do que se possa pensar. Entre anos e quilómetros, há que ter cuidado e estar alerta sobre as avarias – algumas são capazes de destruir até os veículos mais recentes!
Os mais recentes são, por sinal, cada vez mais complexos. Mecânicas compostas por milhares de peças, sistemas de transmissão modernos e engrenagens precisas, mas extremamente delicadas.
Nem sempre é fácil prever quando irá um carro desenvolver determinado problema, mas mecânicos experientes são capazes de fazer uma primeira análise apenas com base nos ruídos do carro. E o seu ouvido, já treinado pelo dia a dia, pode ser também uma preciosa ajuda e poupar-lhe consertos e dores de cabeça!
Cinco barulhos do carro para ter cuidado
Identificar, precocemente, os barulhos do carro pode poupar-lhe uma reparação. É certo que alguns deles resultam apenas de uma porta mal fechada, uma peça a desencaixar ou um pneu furado. Mas outros devem fazer soar um alerta, para ter cuidado com algo mais importante e que se pode agravar.
Estes são cinco ruídos do automóvel que não deve ignorar:
1. Ruídos do carro, com velocidades baixas engrenadas
Alguma vez reparou que o seu carro faz barulho, quando conduz com as mudanças mais baixas? Pode tratar-se de uma grande avaria. Se este ruído ocorrer enquanto põe uma mudança, o problema situa-se, provavelmente, nas mudanças. A folga pode ser demasiado grande. Ou o barulho dever-se ao desgaste dos rolamentos no sistema de transmissão.
Por outro lado, se sentir os ruídos do carro, quando a alavanca das mudanças está em ponto-morto, a falha pode dever-se a um nível baixo do líquido da transmissão, ou mesmo à necessidade de o mudar.
Nota que a caixa de velocidades faz um ruído do estilo “arranhar”, quando põe a marcha-atrás? Em caso afirmativo, há que ter cuidado: a falha pode estar nas rodas dentadas gastas. Tenha isto em conta! A substituição de uma caixa de velocidades completa implica um investimento que não fica barato.
Se quiser evitar este custo, é altamente recomendável recorrer a um serviço de urgência. Com o Seguro Automóvel Tranquilidade, tem à sua disposição oficinas convencionadas, onde se pode dirigir para fazer reparações ao seu carro. Os nossos profissionais de confiança farão uma avaliação exaustiva, para analisar o problema e solucionar a avaria antes que esta se agrave.
Estas oficinas trazem um conjunto de vantagens aos nossos clientes, tais como veículo de cortesia (sujeito a condições específicas) entregue na própria oficina, reboque, lavagem, aspiração, verificação de luzes e níveis de óleo e água. Assim como a prioridade e rapidez na reparação e também a garantia de reparação.
📍Veja qual a oficina convencionada mais próxima de si.
2. Ruídos ao travar o carro, como se estivesse a arrastar algo
O barulho do carro em travagem é bastante comum e nem sempre é grave. No entanto, é importante reconhecer a sua origem, para determinar a urgência com que se deve dirigir à oficina. Eis os dois casos mais comuns que podem ocorrer:
- ruídos na travagem ao carregar no pedal. São, geralmente, muito agudos e um sinal claro de que as suas pastilhas de travão estão muito gastas e devem ser substituídas. Não deixe passar muito tempo;
- ruídos de raspar em metal, como se estivesse a arrastar algo – é este o caso? Então, leve o seu carro à revisão, com máxima brevidade! É possível que, de cada vez que trava, haja fricção entre o disco de travão e a parte metálica das pastilhas de travão, o que pode danificar a mecânica do automóvel. É uma boa ideia resolver o problema, para evitar uma avaria muito mais cara.
3. Som agudo e estridente, quando acelera
Talvez já tenha ouvido este som, se andou num autocarro antigo. O guincho estridente, durante a aceleração, é provocado pela correia que faz funcionar os dispositivos auxiliares. Entre estes, estão o alternador, a bomba de água e o compressor do ar condicionado, quando desliza sobre as roldanas.
A solução para o seu veículo pode ser tão simples como apertar um pouco mais a correia, ou substituí-la por uma nova. No entanto, não é aconselhável adiar demasiado, pois o problema pode agravar-se.
4. Ruído ao ligar o carro, quando o motor está frio
Regra geral, este som é acompanhado pelo bater do motor em funcionamento. Os ruídos do carro, ao ligar o motor estando ele frio, podem indicar que o seu veículo tem válvulas defeituosas, possivelmente, devido a um problema de folga.
💡Dica: para identificar se se trata, efetivamente, de uma falha nas válvulas, abra o capô e preste atenção à origem do som. Se o sentir na parte da frente do capô, quando se aproximar, é porque tem razão!