Carros elétricos: tudo indica que o futuro automobilístico será mais silencioso, mais ecológico e mais barato. Para ficar mais informado sobre a nova geração de automóveis, preparámos um guia essencial sobre os carros elétricos em cinco pontos:
1. Como funciona um carro elétrico e o que o distingue dos outros carros?
2. Que tipo de baterias usam os carros elétricos?
3. Prós e contras dos carros elétricos
4. Perigos e impacto ambiental
5. Qual será o futuro dos carros elétricos?
1. Como funciona um carro elétrico e o que o distingue dos outros carros?
Existem três tipos de carros elétricos: 100% elétrico; híbrido em série (tem um motor extra com outro combustível cuja função é carregar as baterias do veículo em andamento); e híbrido plug-in (motor elétrico e motor a combustível).
Em vez de usar combustíveis fósseis, um automóvel elétrico funciona com uma bateria elétrica. Não tendo motor de combustão, a mecânica é mais simples, requer menos manutenção e torna o carro extremamente silencioso. Ao ponto de, atualmente e por questões de segurança, vir com um dispositivo AVAS – Acoustic Vehicle Alerting System. Além disso, possui um poder de aceleração inicial muito potente e o sistema de travagem regenerativo recarrega a bateria (até certo ponto). Devido à ausência de motor a combustível, o capô frontal é usado como porta-bagagens extra.
2. Que tipo de baterias usam os carros elétricos?
As baterias (ou acumuladores) destes automóveis são sistemas de armazenamento de energia assentes em reações eletroquímicas reversíveis. Semelhantes às baterias do telemóvel, mas em grande escala. Um carro elétrico usa múltiplas baterias (denominadas células), armazenadas em pacotes e colocadas entre os eixos do carro, sob o habitáculo dos passageiros.
Há dois tipos principais de baterias: de iões de lítio (frequentes nos carros 100% elétricos) e de hidretos de níquel-metal (mais vulgares nos híbridos).
Quanto tempo duram as baterias dos carros elétricos?
As baterias de iões de lítio armazenam o dobro de energia das outras, não viciam e têm uma vida útil de cerca de 8 anos sem manutenção. Na última década, as baterias evoluíram brutalmente o que aumentou a autonomia média dos automóveis elétricos. Por outro lado, o tempo de carga reduziu, dilatando a sua eficiência e ciclo de vida. De acordo com a publicação digital Motor24, um veículo elétrico da primeira geração pode garantir 150 mil quilómetros com uma capacidade de carga superior a 80 por cento. Ou seja, na atual geração de carros elétricos, é pouco provável que precise de substituir as baterias.
Truques para prolongar a vida útil da bateria:
A bateria vai perdendo autonomia com o tempo, o que determina o seu fim de vida. Contudo, há truques para cuidar dela:
- Evite cargas e descargas completas da bateria e não mantenha o carro elétrico parado durante muito tempo com a bateria toda carregada.
- O carregamento com maior potência aumenta a temperatura e pode afetar a longevidade das células da bateria, por isso evite-o, bem como os postos ultrarrápidos.
- Adote uma condução económica: mais suave, sem acelerações nem travagens fortes. Se usar menos os pedais, a condução será mais eficiente.
- Não estacione ao sol para evitar que o sistema de gestão térmica entre em funcionamento.
- Evite carregar sob sol intenso, sobretudo nos carros sem sistema de refrigeração das baterias.
- O sistema de retenção do carro ajuda a carregar a bateria, portanto, quanto mais o utilizar para travar, maior autonomia terá.
É possível reutilizar a bateria dos carros elétricos?
Sim. Quando uma bateria de um automóvel elétrico deixa de poder alimentar o veículo, pode contribuir para o sistema de armazenamento de energia numa casa ou edifício. Se a sua casa usar energia renovável (eólica ou solar), também pode emparelhá-la com uma bateria de carro elétrico. Poderá poupar nas contas e reduzir a quantidade de energia que utiliza da rede.
Qual é a capacidade das baterias dos carros elétricos?
As baterias variam entre os 30 kWh e mais de 100 kWh. Quanto maior a capacidade, maior a bateria e mais alto o preço do automóvel. Se está a considerar comprar um carro elétrico, escolha um que tenha uma bateria adequada às suas necessidades. Quanto mais frequentes e longas forem as viagens, maior deverá ser a bateria ou terá de a carregar mais frequentemente.