As alterações climáticas são inegáveis e já não são tabu. Há cada vez mais notícias sobre desastres naturais resultantes do aquecimento global e conversas nas redes sociais em torno de hashtags relacionados com as alterações climáticas, como #greveclimaticaestudantil e #greveclimatica. Portanto, não há dúvida de que a consciência ecológica e as preocupações com os problemas ambientais têm vindo a aumentar nos últimos anos – e isto pode causar alguma ansiedade em jovens e crianças relativamente ao futuro do planeta.
Fale com os seus filhos sobre o meio-ambiente e alterações climáticas
De acordo com um inquérito realizado a psiquiatras especializados na infância e na adolescência, 57% dos inquiridos referem que trabalham com jovens preocupados com a crise climática. Um estudo da Universidade de Lisboa comprova a mesma situação nos adolescentes e jovens universitários.
Se a questão climática estiver a causar ansiedade aos seus filhos, experimente falar-lhes das iniciativas positivas que estão a ser tomadas em todo o mundo para limitar – e em alguns casos até inverter – o impacto das alterações climáticas.
Explique-lhes, por exemplo, que já são 124 os países que se comprometeram a alcançar a neutralidade de carbono até 2050, entre eles Portugal.
O Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente e da Ação Climática português, lançou o concurso “Descarbonização dos Transportes Públicos”, num investimento de 48 milhões de euros para apoiar a compra de novos autocarros movidos a eletricidade ou a hidrogénio para as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.
Cidade ecologicamente responsável e Capital Verde Europeia 2020, Lisboa está preparada para cumprir as metas com que se comprometeu com a assinatura do Pacto Global de Autarcas para o Clima e Energia. Medidas como diminuição das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) em 40% até 2030.
É importante falar com os filhos sobre as alterações climáticas para que percebam os impactos que provocam e para aprenderem a agir a favor do planeta. Ajude os seus filhos a compreenderem o que está a acontecer no mundo, explicando alguns dos conceitos-chave desta realidade e dando ideias sobre como juntos, e em família, se pode fazer a diferença.
Para isso, preparámos um breve guia focado em três princípios:
1. Explicar o que são as alterações climáticas
2. Como inspirar as mentes jovens
3. Como tomar medidas em família
1. Explicar o que são as alterações climáticas
Simplifique a ciência, respondendo com exatidão às perguntas dos seus filhos e descomplicando os conceitos.
O que são as alterações climáticas?
Quando falamos sobre as alterações climáticas, estamos a referir-nos a um aumento das temperaturas e a uma mudança nos padrões meteorológicos. Estas transformações sempre aconteceram ao longo do tempo.
Porém, neste momento, ocorrem muito mais depressa do que em qualquer outro momento da história da Terra. As alterações climáticas estão a causar eventos meteorológicos extremos e desastres naturais, como inundações, secas, tempestades e escassez de alimentos.
O que é o aquecimento global?
É o processo de aquecimento da Terra em resultado das alterações climáticas. O aquecimento global está a provocar a subida do nível do mar porque, à medida que as temperaturas sobem, o gelo dos glaciares e das calotes polares derrete, aumentando a quantidade de água nos oceanos.