Há melhor sensação do que chegar a casa e ser recebido pelos saltos de alegria do seu cão? É verdade que um cão pode ser uma excelente companhia e um fiel amigo. Contudo, quando o cheiro a cão invade a sua casa, a sensação já não é nada agradável! Sobretudo se vai ter visitas.
Há vários motivos que podem justificar esse cheiro intenso. Os principais são: sujidade, suor, baba, cio, doenças, gases, dieta alimentar e perda de dentes. Felizmente, há maneiras de evitar o cheiro a cão em casa! Veja quais são!
Saiba como evitar o cheiro a cão na casa
Varra e aspire a casa frequentemente
Não há como evitar. Os cães largam pelo e isso, além de visualmente desagradável, cheira mal.
Assim, varra e aspire a casa frequentemente. Pelo menos de 2 em 2 dias. Aspire os sofás e sacuda as almofadas. Se tiver almofadas e tapetes deve-os limpar a vapor regularmente. Passe o chão a pano nas zonas sem tapetes. Sobretudo se o seu fiel amigo andou à chuva e marcou o chão.
Use esta receita caseira para limpar o chão: Misture, em proporções iguais, vinagre branco destilado e água. Mexa bem. Limpe o chão da casa com uma esfregona embebida e espremida nesta mistura.
Areje a casa para deixar sair o cheiro a cão
Abra as janelas e deixe o ar fresco circular pela casa, a refrescar o ambiente. Não há nada melhor do que uma corrente de ar para expulsar de casa o cheiro a cão! Além disso, o sol é um poderoso desinfetante. Caso viva num local onde a poluição é muito intensa e prefere não abrir as janelas, use um purificador de ar.
Perfume o ambiente
Esta é uma boa estratégia para evitar que o cheiro a cão domine o ambiente de casa. Pode usar velas, difusores ou perfumadores. Só tem de ter o cuidado de não usar perfumes que sejam tóxicos para os cães.
Se quiser, pode fazer o seu próprio perfume caseiro:
- 1 litro de água
- ½ copo de vinagre de álcool
- 1 colher (sopa) de bicarbonato sódio
- ¼ copo de álcool
- 1 colher (sopa) de amaciador
Misture os ingredientes num recipiente grande, pois o vinagre e o bicarbonato juntos efervescem. Em seguida, guarde o líquido num frasco com borrifador. Pulverize por toda a casa: sofás, almofadas, tapetes, cortinas, cobertores, etc. Se quiser usar esta composição como ambientador, basta substituir o amaciador por umas gotinhas de essência (das que não fazem mal ao seu fiel amigo).