A pandemia – e os consequentes confinamentos e restrições – levou a que os portugueses começassem a poupar mais. A poupança em Portugal "subiu de 7,4% para 14,2% em período de pandemia, mas a maioria não é rentabilizada porque está em depósitos à ordem e a prazo", afirma a Deco.
Considerando a análise feita aos depósitos à ordem e a prazo, "a Deco alerta para o baixo rendimento destas aplicações (0,06% é a taxa líquida média de um depósito a 12 meses, mas em várias instituições as taxas são mesmo de 0%)".Aqueles que pretendem fazer o seu dinheiro render, mantêm, de modo geral, a preferência pelo investimento em produtos de baixo risco.
A Tranquilidade passa agora a proporcionar aos seus clientes um produto financeiro que vai ao encontro da procura por produtos com baixo nível de risco, e permite poupar e potenciar ganhos: Tranquilidade Investimento Protegido.
Neste artigo, partilhamos consigo tudo o que precisa de saber acerca deste produto.
O que é o produto Tranquilidade Investimento Protegido?
Como funciona o produto Tranquilidade Investimento Protegido?
Na Componente Garantida, asseguramos a totalidade do capital investido nesta componente, e nela pode contar com uma taxa garantida associada, que é definida anualmente.
Já na Componente Variável Protegida, o capital é investido num fundo de investimentos do grupo Generali - GSF Generation Next Protect, que garante 80% do valor mais alto atingido. Pode consultar aqui todas as informações acerca do fundo de investimentos.
O produto tem vários mecanismos de proteção ao seu investimento. Anualmente, caso o saldo da Componente Variável Protegida for superior ao da Garantida, o saldo total é dividido pelas duas componentes de forma automática para garantir a distribuição 50/50. Esta proteção extra ao seu investimento fará com que o capital da Componente Garantida não alimente potenciais perdas da Componente Variável.
No decorrer do contrato, e no pior cenário possível, pode perder 10% do valor investido.
Se preferir, pode ainda contratar um capital adicional até 25 000€ que, em caso de morte da Pessoa Segura, será pago em conjunto com o saldo das duas componentes financeiras (Componente Garantida e Componente Variável Protegida).
A duração máxima e recomendada do contrato é de 8 anos e 1 dia, a qual dá vantagens fiscais. Apesar da duração recomendada, pode sempre resgatar antecipadamente o seu saldo de forma total ou parcial.