Um seguro de viagem protege de eventos inesperados – e potencialmente dispendiosos – que podem ocorrer antes da partida ou durante a viagem. Consoante o plano que contratar, o Seguro Viagem da Generali Tranquilidade pode incluir:
- Capitais elevados em despesas médicas e responsabilidade civil;
- Cobertura de imprevistos em viagem;
- Cobertura de bagagem acompanhada (durante o transporte e estadia).
Tenho um Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD). Preciso de seguro de viagem?
Ter um CESD significa que, em caso de emergência médica, tem acesso a cuidados de saúde públicos durante uma estadia temporária em qualquer país da União Europeia, bem como na Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.
Contudo, o CESD não é uma alternativa ao Seguro Viagem, já que não cobre cuidados de saúde privados, voos de regresso a casa, ou a perda ou roubo de bagagem ou pertences pessoais.
Preciso de seguro para viajar dentro do meu país?
Problemas inesperados (e muitas vezes dispendiosos) não acontecem só numa viagem ao estrangeiro, pelo que é importante ter um seguro de viagem ativo mesmo que vá de férias apenas «cá dentro».
Em Portugal, o tratamento de uma doença inesperada ou de um ferimento é assegurado pelo Serviço Nacional de Saúde; no entanto, poderá precisar de proteção relativamente a outros aspetos das suas férias – incluindo perda ou roubo de bagagem, atrasos nas viagens ou cancelamentos.
Como é pago o seguro de viagem – e quanto é que vai custar?
O seguro é pago num mediador ou loja Generali Tranquilidade, no entanto poderá fazer previamente a sua simulação online.
Os preços variam em função da duração e do destino da viagem:
- Zona A: Inclui Europa, Marrocos, Tunísia, Israel e Turquia;
- Zona B: Abrange os restantes países do mundo.
Se a sua viagem incluir dois ou mais países de destino, das Zonas A e B, deve considerar-se que a viagem é para a Zona B.
Como posso garantir que os meus bens se encontram cobertos?
O objetivo é garantir que as suas malas e objetos de valor se encontram seguros durante a viagem e é mesmo para isso que serve o seguro de viagem. Ter um seguro de viagem significa que poderá ser reembolsado por bagagem e artigos pessoais que tenham sido perdidos, roubados ou danificados.
Guarde os recibos dos artigos comprados antes de partir, uma vez que artigos sem recibos serão reembolsados com base em 10% do capital seguro.
👉Lembre-se: a sua cobertura poderá não abranger todos os artigos com que viaja, por isso deve confirmar o que está incluído.
E se eu alugar um carro durante a viagem?
A garantia de assistência a veículos foi criada a pensar no veículo próprio. Se for utilizar o seu veículo durante a viagem, deve informar a seguradora acerca da sua matrícula, antes da partida para o destino.
Caso vá alugar um carro, poderá contar com a assistência em viagem proporcionada pelo seguro automóvel do veículo em questão.
Com o seguro de viagem, que apoio está disponível antes, durante e depois da minha viagem?
Para lhe facilitar a vida e garantir que a sua viagem decorre sem problemas – mesmo que haja imprevistos pelo caminho –, a maioria das seguradoras oferece apoio telefónico e/ou online para resolver quaisquer questões ou dúvidas antes ou durante a viagem.
Antes de partir, tome nota dos contactos disponíveis para emergências, bem como do número da sua apólice, para que possa ser rapidamente auxiliado enquanto está fora.
Se necessitar de qualquer tratamento médico ou dentário durante a viagem, a sua seguradora poderá pô-lo em contacto com profissionais de saúde locais que serão capazes de o ajudar.