Reparar uma infiltração de água no teto é muito mais do que uma questão estética. Uma situação destas pode danificar a estrutura da casa, provocar danos nos aparelhos elétricos ou acelerar o enferrujamento dos canos. Além disso, as humidades por infiltração devem ser eliminadas antes que apareça o bolor, pois este é tóxico para o organismo.
“O meu teto está a verter água! O que devo fazer?”. Neste guia útil, mostramos-lhe como identificar as causas e eliminar infiltrações de água no teto.
O que causa infiltrações e goteiras no teto? Principais motivos
O aparecimento de infiltrações de água no teto de casa pode ter várias origens. Eis as principais razões:
Acumulação de água na superfície
As caleiras de uma habitação promovem o escoamento da água. No entanto, uma manutenção insuficiente pode fazer com que fiquem obstruídas por ramos, folhas e sujidade. A água da chuva não consegue encontrar um caminho livre por onde escoar e acumula-se, levando a infiltrações.
Fendas ou fissuras no telhado
Uma fenda no telhado permite que a água se infiltre mais facilmente, fazendo com que entre no interior da casa. Esta causa é mais comum nas construções mais antigas.
Materiais de má qualidade
As paredes de uma casa, e em especial o telhado, devem estar bem impermeabilizados. No entanto, alguns materiais de construção mais baratos não proporcionam um bom isolamento, o que pode levar a infiltrações de água no teto.
Canos partidos ou rachados
Esta é a causa mais comum de infiltrações de água em apartamentos e do aparecimento de humidade em casa. Se tem uma mancha de humidade ou infiltração em sua casa, o mais provável é que um dos canos que atravessa o edifício se tenha partido ou rachado. Nestes casos, vale sempre a pena contactar o condomínio e os vizinhos, o mais depressa possível.
Climas húmidos
Há regiões onde o clima é particularmente húmido. A chuva permanente acaba por afetar os edifícios e encontrar um local para se infiltrar. As zonas com granizo frequente ou ventos fortes são também particularmente vulneráveis.
Falta de manutenção dos telhados
São muito esquecidos, mas merecem os mesmos cuidados que as paredes. Se vive numa moradia ou numa casa geminada, é essencial fazer a manutenção do exterior, para evitar infiltrações no telhado. No interior, vale também a pena isolar a sua casa da humidade.
A idade das estruturas
Os edifícios mais antigos requerem uma manutenção contínua. Os telhados têm tendência para rachar e a impermeabilização torna-se menos eficaz, permitindo o aparecimento de infiltrações de água no teto e até nas paredes.
Pode, por exemplo, cair água do teto da sua casa de banho e a causa não ser um cano roto, mas o desgaste dos materiais. Em qualquer caso, vale a pena saber como identificar a fuga no telhado e resolvê-la o mais rapidamente possível.
👉 Pode interessar-lhe: As causas mais comuns de humidade em casa e como lidar com ela
Possíveis consequências da não reparação das infiltrações de água
Qualquer fuga de água deve ser reparada sempre, por mais pequena que seja. Eis os riscos de não o fazer:
- Aparecimento de bolor e fungos – tóxicos para o sistema respiratório;
- Danos estruturais na casa;
- Risco de desabamento do teto;
- Curtos-circuitos e risco de avaria dos aparelhos elétricos;
- Doenças como a bronquite, a asma ou as erupções cutâneas.
Hoje em dia, pode ter dificuldade em encontrar um técnico qualificado disponível para ir a sua casa verificar uma inundação ou algum problema nos eletrodomésticos.
Sabia que, através do serviço de Assistência ao Lar e Família, do Seguro Casa da Generali Tranquilidade, pode pedir a deslocação de um técnico a sua casa, para verificar a origem do dano e qual a reparação necessária? Faça o seu pedido, indicando os dados e informações sobre a situação, para agendar a visita do técnico.
A infiltração de água no teto pode fazê-lo desabar?
Esse risco é real, se as fissuras causadas pelas infiltrações de água enfraquecerem a estrutura da casa. A água tem um poder abrasivo sobre os materiais de impermeabilização e os canos, que pode fazer desabar o teto.
Como posso identificar uma infiltração de água no teto?
Antes de mais, conheça os sinais que podem indicar infiltrações de água:
- Manchas de humidade;
- Mofo e bolor;
- Mau cheiro;
- Pintura a descascar, ou bolhas no teto ou na parede.
Se for esse o caso, siga estas recomendações para encontrar a origem exata da humidade por infiltração, para depois a reparar:
- Preste atenção às zonas superiores da casa e procure sinais de deterioração;
- Procure fissuras nas caleiras, descolamentos na fachada ou telhas partidas. Deve também procurar sinais de danos causados por animais;
- Pergunte aos seus vizinhos se tiveram alguma inundação em casa;
- Se não conseguir identificar a causa da fuga no telhado, contacte um profissional.