PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Que mensagem de perigo devo utilizar no mar?

Numa situação de perigo no mar, ou de emergência, é fundamental saber como comunicar a nossa situação. Neste artigo, encontra as informações mais importantes para pedir socorro, comunicar a sua localização, dar avisos de emergência, etc.

Alfabeto e ordem de prioridade das comunicações

Todos nós já tivemos dificuldade em fazer-nos entender, quando tentamos soletrar uma palavra ou um nome ao telemóvel, visto que algumas letras têm um som muito parecido. É por isso que a Marinha utiliza um alfabeto fonético para comunicar, associando uma palavra predeterminada, a cada letra do nosso alfabeto tradicional (A de Alfa; B de Bravo; C de Charlie, etc.) e, desta forma, evitar qualquer tipo de mal-entendido ou equívoco.

Eis a lista alfabética: Alfa, Bravo, Charlie, Delta, Echo, Foxtrot, Golf, Hotel, India, Juliett, Kilo, Lima, Mike, November, Oscar, Papa, Quebec, Romeo, Sierra, Tango, Uniform, Victor, Whiskey, X-ray, Yankee, Zulu. Quando se usa o alfabético fonético português, o “X” pode ser substituído por “Xadrez”

Da mesma forma que as palavras, os números são ditos em inglês: Zero (para 0), One (para 1), Two (para 2), etc..

Qualquer navegador de recreio deve manter esta lista de palavras visível no seu painel de instrumentos, caso não as saiba de cor, pois são essenciais para comunicar o nome do seu barco e o seu indicativo de chamada (call sign), em caso de mensagem de socorro, de urgência ou de segurança.

Estas três categorias de mensagens distinguem-se pelo seu nível de gravidade e cada uma delas é identificada por uma palavra internacionalmente reconhecida, que indica o procedimento de emergência, de modo a evitar qualquer mal-entendido durante uma chamada. 

Seguro Embarcações de Recreio

- Garantia dos danos causados a terceiros durante a utilização da embarcação;
- Assistência a pessoas e às embarcações;
- Extensão de âmbito geográfico para navegação em águas espanholas.

Sapatos verdes de vela em cima um do outro

Quais as diferenças entre mensagem de "socorro", de "urgência" e de "segurança"?

Mensagem de socorro

Através do rádio, marinheiros e aviadores em perigo comunicam que têm um problema usando a palavra "MAYDAY".

Situação: Quando uma embarcação ou uma pessoa se encontra sob ameaça de perigo no mar, grave e iminente, e necessita de assistência imediata (grande entrada de água, incêndio, encalhe, homem ao mar, etc.).

Mensagem de urgência

Neste caso, a palavra utilizada no procedimento de emergência é "PAN PAN".

Situação: Assinalar uma emergência relativa à segurança da embarcação (pedido de reboque na sequência de avaria, etc.) ou de uma pessoa (ferido ou doente a bordo, consulta médica, etc.).


Mensagem de segurança

A palavra utilizada no procedimento de emergência é "SECURITE".


Situação: Assinalar qualquer perigo no mar para a segurança da navegação (objetos perigosos, destroços à deriva, luzes apagadas, etc.) ou relacionado com condições meteorológicas (vendavais, tempestades, ventos superiores a 7 na escala de Beaufort que não tenham sido assinalados nos boletins regulares, etc.).

Este tipo de mensagem antecede a emissão de Boletins Meteorológicos Especiais (Boletins METAREAs) e dos Avisos aos Navegantes. Em Portugal, o site do Instituto Hidrográfico tem uma plataforma para Avisos Locais, Avisos Costeiros, Avisos Meteorológicos e Avisos aos Navegantes.

Note que a comunicação de ajuda garante o socorro o mais imediato possível, mas trata-se apenas de uma operação de socorro ou resgate. Os danos sofridos pela embarcação só poderão estar garantidos com um Seguro de Embarcações de Recreio. Na Tranquilidade, disponibilizamos uma proteção que pode ser abrangente, se assim o desejar. Por exemplo, responsabilidade civil do proprietário; danos próprios da embarcação – casco; despesas de tratamento; assistência a pessoas e embarcações; entre outros.

Rádio Very High Frequency (VHF) sem Digital Selective Call (DSC): em caso de perigo no mar, como enviar uma mensagem de socorro, de urgência e de segurança?

Depois de se familiarizar com o léxico marítimo acima apresentado e com as diferentes categorias de mensagem (isto é, com o nível de gravidade da situação a reportar), o navegador de recreio deve familiarizar-se com os diferentes métodos de comunicação.

Estes são apresentados abaixo, indicando o procedimento a seguir para cada nível de emergência, bem como um exemplo para cada. 


  •  CHAMADA DE SOCORRO (canal 16)

    CHAMADA DE URGÊNCIA (canal 16)

     MAYDAY, MAYDAY, MAYDAY

    AQUI NOME DA EMBARCAÇÃO, NOME DA EMBARCAÇÃO, NOME DA EMBARCAÇÃO + Indicativo

    (Usar o Alfabeto Fonético Internacional)

    MAYDAY NOME DA EMBARCAÇÃO + Indicativo

    Posição (GPS) ou posição aproximada.

    Natureza do perigo eminente;

    Forma de assistência solicitada;

    Número de pessoas a bordo;

    Intenções de manobra;

    Outras informações consideradas úteis.

    PAN PAN, PAN PAN, PAN PAN

    A TODOS, A TODOS, A TODOS

    AQUI NOME DA EMBARCAÇÃO, NOME DA EMBARCAÇÃO, NOME DA EMBARCAÇÃO + Indicativo

    (Usar o Alfabeto Fonético Internacional)

    Posição (GPS) ou posição aproximada:

    Natureza da emergência;

    Forma de assistência solicitada;

    Número de pessoas a bordo;

    Intenções de manobra;

    Outras informações consideradas úteis.

     Exemplo:

     Exemplo:

     MAYDAY, MAYDAY, MAYDAY

    AQUI POLAR, POLAR, POLAR

    Indicativo Foxtrot, X-Ray, Foxtrot, Alfa

    MAYDAY POLAR FXFA

    Duas milhas a oeste de Sesimbra. Fogo a bordo.

    Pedimos assistência imediata. 5 pessoas a bordo. Abandonamos a embarcação. Escuto.

    PAN PAN, PAN PAN, PAN PAN

    A TODOS, A TODOS, A TODOS AQUI

    AQUI NEPTUNO, NEPTUNO, NEPTUNO Indicativo

    Foxtrot, Alfa, Delta, 2, 0, 0, 0

    Vinte milhas a noroeste de Peniche. Leme partido.

    À deriva. Pedimos reboque. Veleiro de casco branco, 3 pessoas a bordo. Escuto.

     RETRANSMISSÃO DE CHAMADA DE SOCORRO

     MENSAGEM DE SEGURANÇA (canal 16)

     MAYDAY RELAY, MAYDAY RELAY, MAYDAY RELAY

    A TODOS, A TODOS, A TODOS.

    AQUI NOME DA EMBARCAÇÃO, NOME DA EMBARCAÇÃO, NOME DA EMBARCAÇÃO+ Indicativo

    MAYDAY NOME DA EMBARCAÇÃO EM PERIGO + Indicativo

    Posição da embarcação em perigo, Natureza da emergência, Número de pessoas a bordo.

    SÉCURITÉ, SÉCURITÉ, SÉCURITÉ.

    A TODOS

    AQUI NOME DA EMBARCAÇÃO, NOME DA EMBARCAÇÃO, NOME DA EMBARCAÇÃO + Indicativo

    Tipo e posição do perigo (destroços, tronco de árvore, etc.)

 

Rádio VHF com DSC: uma forma simplificada de enviar alerta

Este modo de comunicação transmite chamadas codificadas em formato digital. Permite alertar eficazmente os serviços de emergência, fornecendo dados fiáveis muito rapidamente.

A cada categoria de comunicação de perigo no mar, é atribuída uma palavra específica: 

  • Comunicação de socorro: DISTRESS
  • Comunicação de urgência: URGENCY
  • Comunicação de segurança: SAFETY 

Rádio VHF com DSC: procedimento para uma comunicação de socorro

O facto de o número de identificação da embarcação (MMSI) ser previamente programado no rádio e de este incorporar um GPS, simplifica muito o procedimento de comunicação.

Basta pressionar de forma simples e breve a função DISTRESS, para enviar a identidade da embarcação transmissora (número MMSI), bem como a sua posição exata (longitude e latitude) e a hora UTC (Tempo Universal Coordenado). 

Outro procedimento consiste em percorrer o menu, como se demonstra:


    CHAMADA DE URGÊNCIA ATRAVÉS DO MENU 
    MENSAGEM DE URGÊNCIA (Canal 16)

    Selecionar “CALL” 
    Selecionar “ALL SHIPS” 
    Selecionar categoria “URGENCY” 
    Confirmar e enviar mensagem (SEND)


CHAMADA DE URGÊNCIA ATRAVÉS DO MENU 
MENSAGEM DE URGÊNCIA (Canal 16)

CHAMADA DE SEGURANÇA ATRAVÉS DO MENU 
MENSAGEM DE URGÊNCIA (Canal 16)

Selecionar “CALL” 
Selecionar “ALL SHIPS” 
Selecionar categoria “URGENCY” 
Confirmar e enviar mensagem (SEND)

Selecionar “CALL” 
Selecionar “ALL SAFETY” 
Selecionar categoria “URGENCY” 
Confirmar e enviar mensagem (SEND)

Uma vez recebida a confirmação de receção digital no canal 70. Regressar ao canal 16 
para confirmar a mensagem por voz (o mesmo procedimento que em VHF sem DSC.

Uma vez recebida a confirmação de receção digital no canal 70. Regressar ao canal 16
para confirmar a mensagem por voz (o mesmo procedimento que em VHF sem DSC.

PAN PAN, PAN PAN, PAN PAN 

A TODOS, A TODOS, A TODOS

AQUI + MMSI + NOME DA EMBARCAÇÃO + INDICATIVO

Natureza da emergência 

Posição da embarcação (absoluta/relativa)

ESCUTO.

SÉCURITÉ, SÉCURITÉ, SÉCURITÉ.

A TODOS, A TODOS, A TODOS 

AQUI + MMSI + NOME DA EMBARCAÇÃO + INDICATIVO 

Texto da mensagem de segurança

ESCUTO.


Tanta informação pode ser difícil de assimilar de uma só vez. Mas, no fim de contas, o princípio a reter é mais simples do que parece. Precisa de compreender alguns dos automatismos envolvidos. É incontornável conhecer o alfabeto fonético para comunicar corretamente e, acima de tudo, para se fazer entender. E, sobretudo, não se esqueça de que todas estas funcionalidades servem para garantir a sua segurança, sobretudo em caso de perigo no mar.

Desfrute do mar, navegando em segurança e com tranquilidade. 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2