PARTILHAR
SAIBA MAIS SOBRE
Por que motivo deve optar por um carro com várias tecnologias incluídas?
As tecnologias num carro podem aumentar substancialmente o conforto de quem conduz e de quem acompanha o condutor, visto que, com comandos táteis e de voz, a atenção do condutor pode focar-se quase exclusivamente na estrada.
Faça do seu carro o seu copiloto e viaje com mais segurança e menos distrações. Estes são apenas alguns exemplos de sistemas que o seu veículo pode incluir, para lhe proporcionar mais segurança:
> Adira às novas tecnologias e opte por um veículo com o sistema de Alerta de Atenção do Condutor (DAA, na sigla em inglês) que ajuda a monitorizar padrões de condução a fim de detetar movimentos imprudentes ou cansaço e assim evitar possíveis acidentes.
A sensibilidade deste sistema pode ser ajustada e, se forem detetados padrões de condução desatenta, é emitido um sinal sonoro e uma mensagem no painel de instrumentos para que corrija esses padrões;
> Existe ainda o Assistente de Luzes de Máximos (HBA, na sigla em inglês) que, no modo automático, deteta veículos que viajam no seu sentido e no sentido contrário, mudando a iluminação de máximos para médios e vice-versa, para reduzir os efeitos de encandeamento dos outros condutores;
> Outra das tecnologias mais conhecidas é o Sistema de Manutenção da Faixa de Rodagem (LKAS, na sigla em inglês) que alerta o condutor para manobras perigosas a mais de 60 km/h, através da posição do carro. Este sistema emite alarmes antes do carro passar por linhas brancas, cinza, azuis ou traços descontínuos. Depois do alerta sonoro, o automóvel pode induzir uma correção na direção, por forma a orientar o condutor novamente para uma posição segura;
> A Travagem Autónoma de Emergência (AEB, na sigla em inglês) com deteção de peões também faz parte dos sistemas de tecnologia mais populares. Trata-se de um avançado sistema de segurança ativa que alerta o condutor em situações imprevistas de emergência, podendo travar o veículo de forma autónoma, conforme necessário.
O condutor é avisado de forma visual e sonora, e o travão é controlado de acordo com o nível de perigo de colisão, aplicando uma força máxima de travagem, para evitar choques ou minimizar danos sempre que não seja possível evitá-los;
> Para além disso, existe o já habitual Sistema de Posicionamento Global (GPS, na sigla em inglês), que lhe permite conhecer a localização em que se encontra e lhe pode indicar a rota em direção ao seu destino.
Lembre-se, no entanto, de que este continua a ser um sistema portátil que pode adquirir externamente, caso o seu veículo não tenha este sistema incorporado.
A segurança do condutor e dos seus passageiros deve ser uma prioridade e a utilização destas inovadoras tecnologias são o passo na direção certa para uma maior tranquilidade na estrada.
Para que desfrute de uma proteção ainda maior, poderá recorrer ao nosso Seguro Automóvel. Descubra a melhor solução para si e faça já a sua simulação.
SAIBA MAIS SOBRE
PARTILHAR
IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO
Saber mais