Em Portugal, os cães e gatos registados no SIAC são mais de 3 milhões. Os animais de estimação estão a converter-se nos verdadeiros companheiros dos humanos.
Não há dúvida de que ter um cão o fará viver muitas emoções: acabará por considerar o animal como mais um membro da família, descobrirá o seu lado mais empático e protetor e receberá carinho e companhia sempre que for preciso. Claro que também terá de ter muita paciência e perseverança enquanto treinar o seu cão filhote!
Se está a ler este artigo, provavelmente, está pronto para incluir um novo membro na sua família ou, tendo isso já acontecido, percebeu que ele é muito mais malandro do que imaginava. Seja como for, provavelmente vai ter muitas dúvidas: como educar o cão da maneira mais correta?; as coleiras de treino para cães são recomendáveis?; qual é o método mais eficaz e rápido de treinar o seu cão filhote? Desvendaremos todos os truques!
A importância de treinar o seu cão filhote
Treinar o seu cão filhote a ser educado é uma das melhores decisões que pode tomar. Por um lado, irá favorecer uma boa convivência em casa.
Como qualquer pessoa, os cães também têm a sua personalidade e nem sempre reagem como é desejado. Sobretudo quando são cachorros, sempre com vontade de brincar, sempre a roerem os cantos dos móveis ou a ladrarem para chamar a sua atenção. Isso é natural. Mas é possível limitar esses comportamentos e estabelecer limites que facilitarão o seu dia a dia e o da sua família.
Além disso, obrigá-lo a obedecer a determinadas regras e poder chamá-lo à atenção quando for preciso poderão evitar que ele se exponha a situações de risco. Conseguir treinar o cão vai mantê-lo fora da estrada e vai evitar que ele se magoe se brincar num parque com outros cães sem trela.
Já para não falar da vossa ligação! Treinar o seu cão filhote criará um vínculo emocional e indestrutível entre os dois. Vai conhecê-lo melhor, empatizar com os erros e vitórias dele e vão viver juntos momentos que nunca esquecerá.
Muitos treinadores caninos recomendam sempre ter um seguro de responsabilidade civil para proteger os donos face a atos imprevistos dos animais. Lembre-se de que, enquanto dono do seu cão, você é o responsável máximo pelo comportamento dele. O nosso seguro Cães e Gatos disponibiliza uma cobertura opcional de responsabilidade civil. No caso de animais perigosos ou potencialmente perigosos, o Seguro de Responsabilidade Civil é obrigatório.