Há muitas pessoas que se sentem desconfortáveis a viajar de avião. O medo de andar de avião pode chegar, inclusivamente, a arruinar umas férias.
Se este é o seu caso, não deixe que isso lhe aconteça! Neste artigo, encontra alguns conselhos que o ajudam a perder o medo de voar ou, pelo menos, a reduzir a ansiedade associada.
Entretanto, se as estatísticas produzem algum efeito em si, procure ter presente que o avião é o meio de transporte mais seguro e os números comprovam-no. Além disso, com o tempo, a segurança deste meio de transporte tem vindo a aumentar.
Causas comuns do medo de voar
Quase 3/4 das pessoas que têm medo de andar de avião temem problemas mecânicos, durante o voo. No entanto, sabia que os aviões podem voar apenas com um motor? Não se esqueça, também, de que eles transportam muito mais combustível do que necessitam para uma única viagem.
A turbulência também pode causar ansiedade. Compreender a origem pode ajudar a combater os próprios medos. Tenha em conta que, em termos simples, a turbulência consiste numa irregularidade no fluxo de ar, que pode ser comparada às ondas do mar, ou a uma estrada acidentada. Os aviões comerciais são desenvolvidos para suportar uma pressão superior à que podem encontrar em caso de turbulência. Apps como a Soar ou a Turbcast ajudam a prever os padrões de turbulência, ao longo de uma determinada trajetória de voo, e têm ainda uma secção informativa muito útil.
Conselhos para superar este medo
1. Terapia de voo virtual
Por vezes, esvaziar a mente é, por si só, uma grande ajuda para controlar este medo. Programas, como o Amelia Virtual Care, utilizam a terapia cognitivo-comportamental, com o objetivo de identificar a raiz dos medos e oferecer um plano personalizado para os ultrapassar.
As apps de meditação, como a The Mindfulness App, também são úteis para ajudar a manter a calma e a lucidez durante o voo.
Não deixe ainda de experimentar algumas das nossas sugestões de técnicas simples, mas muito eficazes para se manter tranquilo, como a técnica da respiração e a da acupressão.
2. Evite a cafeína
A cafeína pode contribuir para a agitação e o nervosismo. O melhor será evitá-la, se tem medo de voar.
3. Coma rebuçados de menta
Os rebuçados de menta podem contribuir para combater os "nós de estômago", uma vez que são preciosos na ajuda à digestão.