É um dos piores pesadelos de qualquer viajante: o que acontece se a companhia aérea perder a sua bagagem?
O Expresso noticiava, a meio de julho de 2022, que havia mais de 3000 malas perdidas para devolver. E isto apenas no aeroporto de Lisboa. Esta crise afetou a Europa e alastrou-se a praticamente todo o mundo.
No caso de ficar sem a sua bagagem por culpa da companhia aérea, consulte as nossas dicas para saber o que fazer.
Em primeiro lugar, tem a certeza de que perdeu a sua bagagem?
Os viajantes costumam ficar em pânico quando não encontram as suas malas – o que é compreensível! No entanto, a primeira coisa a fazer é verificar junto da companhia aérea se a sua mala não estará apenas retida.
Se a bagagem não aparecer, contacte imediatamente o balcão da companhia aérea, pois é mais provável que esta se responsabilize por uma mala perdida ou danificada se o problema for reportado de imediato.
A companhia aérea deverá fornecer-lhe um número que lhe permita localizar a bagagem atrasada e receber atualizações sobre o processo.
Tem a documentação certa?
Uma vez no balcão de atendimento, preencha os formulários necessários. Deverá ser-lhe entregue uma cópia do PIR (reclamação feita no aeroporto), o documento oficial utilizado pelas companhias aéreas para que os passageiros possam registar ocorrências relacionadas com a sua bagagem.
Nem sempre é possível obter este formulário, pois as companhias não são legalmente obrigadas a fornecê-lo. Além disso, há situações em que tal não é viável (por exemplo, se o aeroporto não tiver balcões com atendimento presencial para tratar da bagagem perdida), mas tente sempre obter um PIR antes de deixar o aeroporto.