Há inúmeros clubes de corrida em todo o mundo, aos quais podemos aderir como forma de inspiração para o nosso treino. Há também muitos tipos de competição e algumas aliam mais do que uma modalidade de corrida. Uma prova que une a corrida de 10 km à caminhada de 5 km é a Corrida do Bombeiro Tranquilidade, no Norte do país, mais precisamente em Miramar.
Mas não existem apenas provas. Os objetivos para se correr podem ser diversos. Até existe a opção de fazer "plogging", que significa fazer jogging ao mesmo tempo que se recolhe lixo durante o trajeto. Esta é uma ótima forma de juntar os benefícios do exercício à proteção do ambiente.
Use a tecnologia para alcançar os seus objetivos de corrida
Raquel Costa, de Lisboa, começou a correr durante o confinamento, quando se apercebeu de que “precisava de correr para esgotar toda a energia que tinha acumulada”. A atleta principiante admite: “nem sempre adoro correr, mas adoro a sensação de terminar uma corrida. Faz-me sentir mais forte, física e mentalmente".
De acordo com o relatório do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, o número de pessoas a praticarem exercício em 2021, em Portugal, subiu mais de 50%. Além disso, e de acordo com um estudo recente da Direção-Geral da Saúde, manteve-se a tendência de melhoria dos níveis de atividade física da população, estando a corrida e a caminhada entre as principais atividades praticadas.
As apps de fitness e GPS ajudam a registar os nossos esforços, e assim ficamos a saber quando batemos o nosso recorde pessoal e o que podemos melhorar.
Luís Silva, de Coimbra, começou a correr utilizando uma app, durante o confinamento, e "começou muito devagar". “A corrida criou uma sensação de realização pessoal”, conta. “Estava a alcançar resultados que tornavam o esforço mais prazeroso".
Hoje em dia, há inúmeras apps que ajudam à prática do desporto, principalmente a corrida e caminhada. Também não faltam smartwatches e pulseiras desportivas que monitorizam a atividade desportiva e possuem funções fitness e de saúde. A escolha é cada vez maior, mas destacamos a Walk-Run-Ride, criada por um português, e que ajuda o praticante a encontrar treinos conjuntos onde quer que se encontre, além de poder incluir na app novos percursos.
Encontrar a força de vontade para começar a correr
Quando se trata de correr, é importante celebrar as vitórias alcançadas: seja em 500 metros ou na meia-maratona, a verdade é que saímos do sofá e nos esforçámos, por isso, estamos de parabéns.
Beatriz Barros, de Almada, começou a correr há três anos e agora treina para a sua primeira meia-maratona – a Tranquilidade Meia Maratona dos Descobrimentos. "Já tinha feito dança fitness, circuitos, ginásio e caminhadas, mas nunca tinha experimentado correr", comentou. "Queria um novo desafio, ver se conseguia ser uma 'corredora'. Foi difícil, a princípio, mas quando finalmente sentimos a emoção da corrida, é impossível desistir." Até agora, a Beatriz já participou em duas corridas solidárias de 5 km, e três corridas de 10 km.
"Continuo a correr porque isso me dá energia e funciona como escape para o stress e para as preocupações da vida diária. Ainda tenho dias maus, mas lembro-me de como me sinto nos dias bons, e isso encoraja-me. Só me arrependo de não ter começado a correr mais cedo!"