É fácil sentirmos algum ceticismo quanto ao futuro dos cuidados de saúde, em especial quando pensamos em inteligência artificial, robôs ou alertas de texto, em vez de chamadas telefónicas simpáticas com interação humana. Porém, a tecnologia da saúde veio para ficar e para melhorar a nossa vida quotidiana, ajudando-nos a viver, comer, dormir e fazer exercício de um modo mais eficaz.
Por exemplo, podemos usar sensores de movimento nos ténis para registar a velocidade, distância e ritmo enquanto fazemos exercício, ou fitas de cabeça (como estas da Muse) que monitorizam o sono ou os nossos esforços de meditação.
Alguns estudos demonstram que certos dispositivos tecnológicos pessoais, incluindo smartwatches, podem monitorizar, com precisão, a saúde cardiovascular e ajudar a salvar vidas. Estudos recentes mostram que, no futuro, o uso de smartwatches na monitorização do ritmo cardíaco permitirá detetar problemas como arritmias e outras condições cardíacas potencialmente fatais.
A tecnologia da saúde pode até ajudar em diferentes fases da vida, por exemplo no parto. Pode proporcionar-se, às mulheres em trabalho de parto, uma experiência de realidade virtual com uma paisagem tranquilizadora, que ameniza as dores do parto.
Para além de melhorarem o presente, os cuidados de saúde inteligentes podem também ajudar a prever e a melhorar o nosso futuro. Por um pequeno valor, com um mero cotonete, pode investir na prevenção fazendo um teste genético – incluindo a identificação da impressão genética. Apesar de ser mais frequentemente utilizada em processos judiciais, esta técnica também pode ajudar a prever a predisposição a determinadas doenças e até desvendar segredos sobre o seu ADN, que dantes não estavam à disposição da população geral.
Sete novas tendências na saúde
Escolhemos sete tendências na saúde entusiasmantes e inovadoras, que certamente irão ajudar a definir e proteger o nosso futuro e o das gerações vindouras.
1. Robôs de companhia: Os robôs de companhia podem trazer-lhe medicamentos, água e comida. Também podem ser usados para conhecer o seu comportamento "habitual" fazendo uso da inteligência artificial. Por exemplo, se acontecer algo que saia dos seus padrões habituais de comportamento, eles serão capazes de alertar os serviços de saúde.
2. Realidade virtual no parto: Desde 2016, as mulheres em trabalho de parto podem ter acesso a uma meditação guiada associada à realidade virtual, com paisagens, cores e sons calmantes. Esta ajuda a combater a dor e o trauma do parto, auxiliando as mulheres a focarem-se na respiração e a meditarem para combater as dores do parto.
3. Monitorização por dispositivos pessoais: Os smartwatches e os localizadores GPS em dispositivos móveis estão em constante evolução. Estes podem ajudar a monitorizar a sua saúde em tempo real – horas e padrões de sono, exercício, respiração, ritmo cardíaco e muito mais.
4. Telessaúde: Estas apps ligam-no virtualmente a um profissional de saúde. Depois do seu enorme desenvolvimento durante a pandemia, o acesso a um especialista nunca foi tão fácil.
5. Fitness em casa: É possível que as dispendiosas mensalidades do ginásio tenham os dias contados. Os confinamentos levaram a uma explosão da oferta de aulas virtuais de ginásio,
fitness e ioga, e até mesmo de sessões de meditação.
6. Testes para proteger o futuro: Os testes de ADN são cada vez mais populares, ajudando a determinar os seus níveis de vitaminas e a descobrir carências ou intolerâncias das quais poderá não ter conhecimento.
7. Purificação do ar: Os purificadores de ar utilizam técnicas de filtragem de última geração para minimizar as substâncias irritantes e as toxinas que podem prejudicar os seus pulmões.
A atividade física, uma das práticas que terá profundos desenvolvimentos no futuro já pode, hoje em dia, ser praticada de forma remota com a ajuda de meios virtuais. Contudo, uma lesão será sempre um problema real, com efeitos concretos. O Seguro de Atividades Desportivas da Tranquilidade é dirigido a pessoas que tenham um estilo de vida ativo e gostem de praticar, em lazer, o seu desporto favorito nos tempos livres, quer seja em casa ou no exterior.