Este é um daqueles mitos da saúde que pode prejudicar seriamente quem acreditar nele. Além de ser uma afirmação fatalista, está errada.
Pode proteger-se do cancro quando evita o tabaco, tem uma alimentação saudável, pratica exercício físico regular, protege-se devidamente do sol, limita ou evita bebidas alcoólicas.
E pode contribuir para uma deteção precoce do cancro se cumprir os exames de rastreio adequados. Ou seja, a prevenção tem vários benefícios e uma importância considerável. Infelizmente, este não é o único mito relacionado com o cancro.
Em Portugal, a Fundação Champalimaud, que desenvolve investigação nas neurociências e no cancro, tem uma metodologia translacional em que as áreas da investigação médica e científica e da atividade clínica trabalham em conjunto e de forma interdependente. A Tranquilidade e este prestigiado centro médico estabeleceram uma parceria que dá acesso, através do Seguro Saúde da Tranquilidade, ao Programa Onco-Risco, um serviço completo de avaliação de risco e diagnóstico precoce de cancro.
Saiba que pode adicionar esta opção extra ao seu seguro, mesmo que este não seja da Tranquilidade.
Mito 4: Os ovos aumentam o colesterol
Os níveis de colesterol alto, em especial o LDL e o total, são uma das “pragas” do mundo moderno. Aumentam o risco de desenvolver aterosclerose, responsável por problemas cardiovasculares, como a hipertensão, a insuficiência cardíaca e o acidente vascular cerebral.
Os ovos, em especial as gemas, têm a fama de ser ricos em colesterol mau. Foi o bastante para se considerar este alimento um inimigo a abater, desaconselhando-se o seu consumo.
Acontece que o colesterol do ovo tem pouco impacto no colesterol sanguíneo. Além disso, um estudo recente mostrou que o consumo moderado de ovos pode aumentar a quantidade de metabólitos saudáveis para o coração no sangue.
Mito 5: Os medicamentos genéricos são menos eficazes
Talvez este mito tenha origem no facto de, por serem mais baratos, os medicamentos genéricos são menos eficazes ou de menor qualidade. Porém, a lógica das marcas brancas versus marcas próprias não se aplica aos medicamentos.
Os genéricos possuem a mesma substância ativa, forma e dosagem das versões com marca (de referência). São introduzidos no mercado quando a patente do medicamento original expira e são submetidos a diversos testes.
Mito 6: O micro-ondas destrói os nutrientes da comida e provoca cancro
Segundo a “sabedoria popular”, que tem sempre uma autoria incógnita, a utilização do micro-ondas destrói os nutrientes da comida. Além disso, a radiação usada para aquecer a comida provoca cancro.
Na verdade, por ser uma cozedura rápida e com pouca água, perdem-se menos nutrientes. Este mito sobre a saúde terá causado bastante ruído, ao ponto de a OMS se pronunciar, dissipando as dúvidas.
Mito 7: Não se deve tomar banho durante a digestão
Não existe relação científica entre tomar banho e a digestão. No entanto, se o banho for de água fria pode, sim, causar indigestão.
Quando o nosso corpo é exposto a temperaturas extremas, “a normalização da temperatura corporal ótima para toda a atividade funcional torna-se prioritária em relação às demais funções.”
Ou seja, tomar banho numa água extremamente fria pode levar à distribuição sanguínea e perturbar o normal funcionamento da digestão.
Assim sendo, o problema pode não estar no tempo de digestão, mas sim na temperatura da água.
Mito 8: A vacina da gripe provoca gripe
Quem nunca ouviu alguém dizer “tomei a vacina da gripe e tive de ficar em casa uns dias… com gripe!”? Muitas pessoas acreditam que a vacina provoca mesmo a gripe, ainda que mais leve.
Não pode ser, porque o vírus que é inoculado com a vacina está inativo. O que pode acontecer é a pessoa já estar a incubar uma gripe ou uma constipação quando toma a vacina. Ou manifestar algum efeito colateral (tosse, febre, dor muscular ou de cabeça), normalmente de curta duração.
Não há bem maior do que a saúde, por isso todo o cuidado é pouco. Contudo, mais importante do que acreditar em mitos da saúde, seguindo os conselhos da “sabedoria popular”, é ser acompanhado por profissionais de saúde competentes em quem pode e deve confiar.
O Seguro Saúde da Tranquilidade além de vantagens como a já referida parceria com a Fundação Champalimaud, dá acesso à AdvanceCare, que possui uma das maiores redes de especialistas de saúde do país.