O desenvolvimento do bebé começa assim que vem ao mundo. A partir do momento em que uma criança nasce e começa a ter contacto com o que o rodeia, tudo aquilo que ouve, toca, observa e gosta vai ajudar a moldar a sua personalidade.
O desenvolvimento do cérebro de um bebé e o aperfeiçoamento das suas capacidades cognitivas dependem de estímulos familiares e externos. O primeiro ano de vida, dos 0 aos 12 meses, é o período em que os exercícios de estimulação precoce têm maior impacto positivo!
Aprenda a contribuir para o desenvolvimento do bebé. Estimule o riso, preste atenção aos sons a que ele fica mais atento e – porque não? – deixe-o chorar.
Aprenda a praticar os exercícios de estimulação precoce mais eficazes, para que o desenvolvimento seja acelerado e o bebé cresça saudável!
O que é a estimulação precoce e quais os seus benefícios no desenvolvimento do bebé?
A estimulação ou atenção precoce é uma forma de ativar uma série de funções cerebrais nos recém-nascidos que permitem melhorar o desenvolvimento do bebé. Isso acontece porque os exercícios de estimulação vão ajudar a melhorar as capacidades psicomotoras através de atividades adaptadas a cada fase do bebé.
O objetivo da estimulação precoce é fazer com que o seu filho aproveite a usar ao máximo e desde muito cedo as suas capacidades mentais e físicas. Lembre-se que tudo o que os bebés aprenderem nos primeiros anos de vida será o que guardarão quando forem adultos! Portanto, quanto mais cedo o estimular, mais ferramentas lhe estará a dar para o futuro.
Quando se deve iniciar a estimulação precoce dos bebés?
A partir dos 45 dias de vida já pode começar a fazer exercícios de estimulação precoce. Nesta fase inicial é ideal para incutir certos gestos e movimentos, pois é nesse período que o cérebro está mais ativo. Mas, claro, devem ser sempre adaptadas à idade e capacidades do bebé.