Se cuida de alguém que tem a doença de Alzheimer ou outro tipo de demência, será útil saber como alguns dos sintomas mentais e físicos associados podem gerar problemas de segurança, por vezes graves.
Ter esta consciência permite ajudar a prolongar a independência e a qualidade de vida das pessoas com demência. Ao mesmo tempo, o ambiente destas torna-se tão seguro e confortável quanto possível.
Descubra, ao longo deste artigo, as melhores formas de adaptar a casa a uma pessoa com demência ou Alzheimer.
Principais riscos associados à doença de Alzheimer ou à demência
Estima-se que, em Portugal, existam pelo menos 200 mil pessoas que sofrem de algum tipo de demência. Mais de metade – 50 a 75% – sofre de Alzheimer, a forma mais comum, que afeta a memória, o pensamento e outras capacidades mentais.
Uma pessoa com capacidades diminuídas pode ter dificuldade em lembrar-se do nome de alguém, começando pelo próprio. Pode também estar exposta a certos perigos em casa, por exemplo, se começar a aquecer algo na cozinha e depois se esquecer.
Por outro lado, a demência em fase avançada pode ter um impacto físico elevado, causando fraqueza muscular e reduzindo a capacidade de andar, ou de se levantar de uma cadeira ou da cama. Isto significa que é provável que uma pessoa com Alzheimer ou demência precise de ajuda nas tarefas do dia a dia, como tomar banho, vestir-se e preparar refeições.
Quando os sintomas envolvem o risco de queda, há uma série de cuidados recomendáveis. Estes podem facilitar a deslocação e reduzir os potenciais riscos de queda.
👉 Leia também: 10 Formas de apoiar um ente querido numa doença grave
Dicas de segurança em casa para cuidar de uma pessoa com Alzheimer ou outro tipo de demência
Existem algumas dicas de segurança doméstica que podem ser preciosas, na altura de cuidar de uma pessoa com Alzheimer. Lembre-se de que estas modificações podem ser simples, não sendo necessariamente caras ou incómodas. Além disso, pequenas alterações podem fazer uma grande diferença.
Que alterações devo fazer em casa, para acomodar uma pessoa com Alzheimer?
Em primeiro lugar, há uma série de cuidados gerais a que pode ter atenção:
- Opte por pisos e paredes em tons mate, em vez de brilhantes. Isto, se estiver a pensar redecorar a casa, naturalmente. A razão é simples: as superfícies brilhantes podem parecer húmidas ou escorregadias;
- Escolha cores lisas, em vez de padrões, que podem causar confusão;
- Procure utilizar o mesmo tipo de pavimento, pois uma mudança de cor ou material pode parecer um obstáculo ou um degrau.
Que atenções posso ter com a casa de banho?
Nesta divisão, sugerimos que:
- Elimine pequenos desníveis, nomeadamente tapetes, que podem até fazer escorregar;
- Mantenha o chão bem limpo e seco;
- Verifique se o lavatório tem escoamento, para o caso de haver esquecimento de fechar a torneira;
- Instale barras de apoio em locais estratégicos.
Como posso adaptar a iluminação da casa?
Um ambiente bem iluminado não cria confusão na perceção visual e reduz o risco de queda. Por isso, deixamos as seguintes sugestões:
- Deixe entrar luz natural durante o dia;
- Instale lâmpadas de alta potência nos candeeiros principais;
- Utilize luzes de baixa intensidade, luzes de presença nas tomadas ou sensores de luz automáticos nos corredores e patamares.
Estes cuidados tornam a orientação à noite mais segura.
Se tem alguém próximo ou um familiar que apresente sinais de demência, não deixe de o levar ao médico o mais rápido possível. Com o Seguro Saúde da Generali Tranquilidade tem acesso a consultas com especialistas em hospitais privados, nomeadamente neurologistas e psiquiatras. Pode escolher livremente o seu médico, hospital ou clínica, mesmo que seja fora da rede, e receberá o reembolso online das despesas, no prazo de 72h úteis.
Procurar diagnosticar uma demência rapidamente pode fazer toda a diferença na autonomia e segurança do doente.