Os cancros da próstata, do testículo e do pénis afetam exclusivamente homens, sendo que o cancro da próstata é muito mais frequente do que os outros dois. O cancro da próstata é o segundo tipo de cancro mais comum nos homens, e é responsável por 14,1% dos casos diagnosticados em 2020. De acordo com o médico urologista José Santos Dias, o cancro da próstata é um tumor muito frequente em Portugal, onde todos os anos surgem quase 6 mil novos casos da doença.
Como detetar o cancro da próstata, testicular e peniano
A melhor forma de identificar precocemente os tipos de cancro masculino mais comuns é prestar muita atenção aos sinais que o seu corpo lhe dá, falando com o seu médico se notar que algo não está normal, e não descurar os check-ups de rotina. O diagnóstico prematuro, em caso de cancro, pode salvar-lhe a vida.
Sinais de cancro da próstata
O cancro da próstata afeta a glândula prostática, que se encontra na base da bexiga e produz um fluido necessário para produzir o sémen. Como muitos outros tipos de cancro, o cancro da próstata tende a afetar os homens mais velhos, geralmente com mais de 50 anos de idade.
Infelizmente, pode ser difícil de detetar, uma vez que só produz sintomas quando o tumor começa a pressionar a uretra – o tubo que transporta a urina da bexiga para o exterior do organismo. Quando isso acontece, surgem sintomas como a necessidade de urinar com mais frequência (incluindo de forma urgente e/ou durante a noite), dificuldade em urinar e presença de sangue na urina ou no sémen.
Os sistemas de saúde em diferentes países têm abordagens distintas face aos testes de despiste, por isso, deve aconselhar-se com o seu médico.
Sinais de cancro peniano e testicular
Os sintomas do cancro peniano e testicular são muitas vezes mais fáceis de detetar. Os possíveis sinais localizados de cancro do pénis são:
- mudança na cor ou espessura da pele;
- um nódulo duro ou uma ferida persistente;
- dor;
- hemorragia;
- um corrimento com mau odor;
- comichão;
- alteração na cor da urina;
- dificuldade em puxar o prepúcio.
Todos estes sinais também podem ser causados por outras doenças, no entanto, não deixe de consultar o seu médico.
Os sinais comuns de cancro testicular variam entre um caroço ou inchaço no testículo ou uma sensação de "peso" no escroto, e desconforto ou dor no testículo ou no escroto.
Reduza os seus riscos escolhendo um estilo de vida saudável
Em primeiro lugar, um estilo de vida saudável pode reduzir o risco de contrair cancro em geral. Sabemos que alguns tipos de cancro, como o cancro da próstata, testicular e peniano, são menos afetados pelo nosso estilo de vida.
No entanto, pode sempre reduzir o risco de muitos outros tipos de cancro através de opções de vida saudáveis, como não fumar, controlar o peso e ter uma alimentação equilibrada e nutritiva.
Faça check-ups regulares
Dependendo do tipo, grau de agressividade e extensão do tumor, bem como da condição física do doente no momento do diagnóstico, a grande maioria dos cancros pode ser curada se estes forem detetados em fases iniciais da doença. Por isso, a deteção precoce é fundamental.
Além de proporcionar proteção financeira em caso de doença oncológica, bem como apoio e acompanhamento a preços convencionados através da rede AdvanceCare, o seguro Vida+ Vencer também ajuda à prevenção do cancro através de consulta de medicina geral e familiar anual.