Este valor significa um decréscimo de 1,5% relativamente a 1990, de 32,9% face a 2005 e de 9,5% face a 2019.
Uma boa notícia é que, em 2021, Portugal conquistou um marco crucial, só previsto para o ano de 2030: o encerramento das centrais térmicas a carvão de Sines e do Pego. Este é um progresso muito significativo rumo à descarbonização. Além disso, o nosso país continua a tentar antecipar metas, procurando por exemplo que 80% da energia produzida provenha de fontes renováveis já a partir de 2026, e não de 2030.
No entanto, há ainda muito a fazer, em Portugal, quanto à ambição de reduzir as emissões de CO2 em 55%, até 2030. Os transportes – setor de maior peso na emissão de gases de efeito de estufa –, a habitação e a prevenção de incêndios nas florestas são pontos centrais a melhorar, se queremos realmente reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Continuamos a fazer uma utilização demasiado frequente do carro individual. As nossas casas não têm eficiência energética. E continuamos a perder muitas florestas para incêndios.
Ainda que pareça que as iniciativas individuais têm pouco poder num contexto tão global, a realidade é que, tudo somado, gera uma alteração não só de resultados, mas de algo mais profundo: de hábitos sustentáveis.
Cada vez mais os carros elétricos são uma opção, disso já estamos cientes. Hoje, os seguros automóvel já incluem coberturas específicas para carros elétricos. O Seguro Auto da Tranquilidade disponibiliza assistências exclusivas para os automóveis elétricos, como a assistência por falta de autonomia, proteção de cabos de carregamento e proteção de home charger.
Se quiser contribuir para reduzir a emissão de gases de efeito de estufa, no setor dos transportes, pode fazê-lo optando pelas bicicletas e trotinetes elétricas. Em função da distância e do tipo de percurso que faz, habitualmente, estas podem fazer todo o sentido no seu dia a dia, ou no dos seus filhos.
Também aqui podemos ajudá-lo a ficar mais tranquilo, com o nosso Seguro Bicicleta e Trotinete. Garantimos a proteção de danos que possa causar em outros veículos ou pessoas e podemos assegurar também despesas médicas em consequência de acidentes, proteção dos danos ou roubo da sua bicicleta ou trotinete e, ainda, a proteção do condutor, das pessoas e veículos que sofram danos causados pela bicicleta ou por trotinete.
Não é tão fácil assim alterar a eficiência energética da nossa casa. Mas, no que toca ao consumo e hábitos mais comuns, os portugueses recorrem já, frequentemente, a opções que fazem a diferença, como por exemplo:
- reciclagem;
- redução do desperdício de água, comida, eletricidade e energia;
- compra de produtos ecológicos e biodegradáveis;
- confeção dos próprios produtos;
- compostagem.
Talvez não saiba, mas há inúmeras dicas fáceis e de baixo custo que pode implementar no seu dia a dia, não só em benefício do planeta, mas também para melhorar o seu estilo de vida e as suas finanças.