Em todo o mundo, uma em cada cinco mulheres irá sofrer de cancro durante a vida. Embora as causas da doença sejam muito complexas, há muito que pode fazer para reduzir o risco.
O crescimento populacional, o envelhecimento da população e o aumento da exposição a fatores de risco (por exemplo, o aumento da obesidade a nível global) podem, em parte, explicar o crescimento da incidência do cancro nos últimos anos, refere o Dr. Matt Lam, Diretor de Comunicação Científica da Worldwide Cancer Research.
Não fumar, não beber álcool e seguir um estilo de vida saudável, mantendo um peso equilibrado, uma dieta cuidada e um bom nível de atividade física, são comportamentos que contribuem para reduzir o risco de cancro, afirma o Dr. Lam.
Conheça alguns dos tipos de cancro mais comuns nas mulheres, os seus sintomas e como diminuir o seu risco.
Tipos de cancro que mais afetam as mulheres
Cancro da Mama
Prevalência:
Dos tipos de cancro mais comuns nas mulheres, o da mama é o mais prevalente. Todos os anos, são diagnosticados quase 7500 novos casos de cancro da mama em Portugal.
Sinais:
Os sinais mais frequentes em mulheres com cancro da mama são: inchaço de toda ou parte da mama, covas na pele, dor no peito ou no mamilo, retração do mamilo, coloração avermelhada ou pele seca ou escamosa no mamilo ou na mama e gânglios linfáticos inchados.Como diminuir o risco:
- Faça mamografias regulares;
- Reduza a ingestão de álcool, uma vez que o álcool foi sistematicamente associado ao risco de cancro da mama;
- Mantenha um peso saudável, uma vez que a obesidade é um fator de risco reconhecido;
- Faça exercício físico regular, pois este pode ajudar a regular as hormonas ligadas ao cancro da mama.