Na União Europeia, e de acordo com a Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho, os acidentes de trabalho representam custos em torno de 467 mil milhões de euros por ano. Contudo, muito mais importante do que os custos, é focarmo-nos no bem-estar dos trabalhadores. Não há acidentes de trabalho agradáveis, contudo alguns são mais graves que outros – em 2019, em Portugal, houve 196 202 acidentes de trabalho, dos quais 104 foram fatais.
Felizmente, existem muitas formas práticas e simples que ajudam a minimizar os riscos. Se tem um negócio próprio, saiba qual o caminho a seguir.
1. Invista em equipamento
Todos os locais de trabalho necessitam do equipamento de segurança adequado. Se o que faz é bastante especializado, poderá precisar de equipamento de segurança igualmente especializado. O equipamento de segurança comum em locais de trabalho onde há risco de impactos, lacerações, temperaturas extremas, ruídos fortes ou luz intensa poderá incluir capacetes, óculos de proteção, protetores auriculares, luvas, botas de segurança e vestuário de alta visibilidade. De qualquer forma, uma avaliação do risco é sempre uma boa forma de identificar o equipamento necessário e mais apropriado.
Essa avaliação também se aplica à segurança no trabalho em escritório. Movimentos repetitivos, posturas estáticas ou forçadas, iluminação deficiente e até mesmo a elevação de pesos concorrem para que as lesões musculoesqueléticas (LME) sejam uma das doenças profissionais mais comuns (60%, de acordo com o relatório de 2019 sobre as LME relacionadas com o trabalho).
Até trabalhar à secretária é mais perigoso do que poderá pensar. De acordo com o relatório acima referido, os movimentos repetitivos estão relacionados com LME nas costas, membros inferiores e membros posteriores. Mesmo num escritório, os esforços físicos como a elevação de pesos acontecem – por exemplo, através do levantamento de caixotes, ou de resmas de papel. Assim, sempre que possível utilize dispositivos de elevação e transporte para aliviar as cargas.