Está a lidar com um acidente de trabalho na sua empresa ou foi vítima de um acidente? Saiba o que é considerado um acidente de trabalho e prepare-se. É importante estar consciente de todas as etapas desde o acidente até à possível compensação.
O que é um acidente de trabalho?
Se o acidente ocorrer no local de trabalho ou durante o horário de trabalho e provocar uma lesão corporal, perturbação funcional ou doença que resulte na redução na capacidade de trabalho, de ganho ou morte é considerado acidente de trabalho. Estão incluídos neste lote os acidentes que ocorrem no percurso diário entre o local de trabalho e o local de residência do trabalhador e quando estes se encontram no estrangeiro (ao serviço da entidade empregadora).
O trabalhador tem de ser socorrido
É muito importante que estes processos sejam rápidos. Em primeiro lugar, deve zelar-se pela segurança do trabalhador. Assim, o trabalhador em caso grave deve ser levado para um centro hospitalar mais próximo do local de acidente, que lhe preste os primeiros socorros. Posteriormente ou em casos menos grave, deve consultar a rede convencionada disponível no nosso site. O trabalhador deve receber o auxílio devido a tempo e horas.
Nas ocasiões em que a entidade empregadora não tenha conhecimento imediato do acidente, o trabalhador ou alguém no seu lugar deve informá-la da ocorrência o mais depressa possível.
A entidade empregadora deve comunicar o acidente à seguradora
O tomador do seguro (a empresa empregadora) tem 24 horas para proceder à comunicação do acidente de trabalho à Seguradora.