Em Portugal, os dados estatísticos relativos a acidentes de trabalho, no ano de 2022, revelam uma tendência de queda face aos anos anteriores. Ainda assim, o registo de acidentes de trabalho mantém-se quase diário e, no que toca a acidentes graves, verificaram-se 129 acidentes mortais, só em 2022, e 145, em 2021.
Também é necessário ter em conta as consequências de acidentes menos graves: em 2020, segundo dados do Ministério do Trabalho, da Solidariedade e Segurança Social, os dias de trabalho perdidos por acidente (não mortal) foram em média 38,4.
Embora as lesões resultantes de acidentes de trabalho sejam ligeiras, em grande parte, muitos trabalhadores podem sofrer efeitos debilitantes a longo prazo. Já para não falar das consequências financeiras.
Por este motivo, é essencial conhecer ao certo os seus deveres, enquanto empregador, em matéria de segurança no local de trabalho. Igualmente importante é conhecer bem as medidas que pode tomar para o manter o mais protegido possível.
Deverá ter informação atualizada à mão, acerca deste assunto: pode fazê-lo através de uma visita aos sites da Autoridade para as Condições do Trabalho ou da Segurança Social.
Se tem a sua própria empresa, já sabe que o seguro de acidentes de trabalho é obrigatório. A Tranquilidade tem soluções de Seguros Acidentes de Trabalho que se adaptam a cada negócio.
Para empresas com mais de 200 colaboradores, é possível contratar um seguro desenhado à medida. Se quiser, tem ainda à sua disposição coberturas adicionais extremamente vantajosas. A opção por estas (com um preço associado) representa segurança extra para a empresa e respetivos colaboradores.
Proteger os seus colaboradores é proteger-se
A legislação pode variar, dependendo do país. Em Portugal, os empregadores têm a obrigação legal de adotar e monitorizar políticas e estratégias de promoção da segurança e saúde, no trabalho. Tal refere-se, nomeadamente, à integridade física dos colaboradores, prevenção de riscos profissionais, condições de higiene, segurança e saúde, entre outros.