Desenvolver a inteligência emocional não só fará de si uma pessoa melhor, como ajudará a desenvolver a sua carreira. Toda a gente concordará que ter um quociente de inteligência (QI) elevado é um atributo importante no trabalho e na carreira profissional, mas é igualmente importante saber reconhecer e compreender as suas emoções e as de quem o rodeia.
Neste artigo, falamos sobre como desenvolver a sua inteligência emocional através dos seguintes tópicos:
- Atributos da inteligência emocional
- Como a inteligência emocional pode beneficiar um ambiente de trabalho
- O que pode fazer para melhorar a sua inteligência emocional
A inteligência emocional é um termo muito em voga que, provavelmente, já ouviu da boca de um coach profissional ou leu em publicações no LinkedIn.
Mas, sabe o que é? Longe de ser apenas um conceito do momento, o quociente emocional (QE) ou inteligência emocional (IE) pode efetivamente ajudar as pessoas a comunicar melhor, resolver problemas de forma mais eficaz e cultivar boas relações com colegas e clientes. Por estes e muitos outros motivos, é uma competência importante a incluir na sua "bagagem".
Atributos da Inteligência Emocional (IE)
Definida cientificamente na década de 90, o conceito de inteligência emocional refere-se à "regulação eficaz da emoção em si e nos outros", o que significa que alguém com IE pode apoiar-se no que sente "para motivar, planear e alcançar objetivos".
Simplificando, uma pessoa com inteligência emocional tem:
- Autoconsciência
- Empatia no trabalho
- Resiliência perante circunstâncias adversas
Autoconsciência
"Reconhecer uma emoção no momento em que esta emerge é a pedra angular da inteligência emocional", refere Daniel Goleman, jornalista de ciência, líder de opinião em IE e autor de vários bestsellers sobre o assunto.
Goleman encoraja as pessoas a prestar atenção às sensações físicas que podem ter uma origem emocional – como sentir-se cansado quando se está deprimido ou ter dores de cabeça por causa do stresse. Este especialista acredita que, se compreendermos as nossas emoções, estaremos em melhor condição de as conseguir gerir.
Empatia no trabalho
As pessoas com inteligência emocional elevada refletem durante um momento sobre o que sentem em vez de agirem impulsivamente. Além disso, são capazes de reconhecer os pontos de vista dos outros, mesmo que não estejam alinhados com o seu. Ora, esta capacidade é uma competência importante quando se trata de trabalhar eficazmente com colegas e parceiros de negócios.
Como refere Goleman: "os líderes com empatia fazem mais do que simpatizar com as pessoas à sua volta: usam o seu conhecimento para melhorar as suas empresas de formas subtis, mas fundamentais."