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Inteligência emocional no trabalho – como desenvolver?

Desenvolver a inteligência emocional não só fará de si uma pessoa melhor, como ajudará a desenvolver a sua carreira. Toda a gente concordará que ter um quociente de inteligência (QI) elevado é um atributo importante no trabalho e na carreira profissional, mas é igualmente importante saber reconhecer e compreender as suas emoções e as de quem o rodeia. 

Neste artigo, falamos sobre como desenvolver a sua inteligência emocional através dos seguintes tópicos:  

  • Atributos da inteligência emocional 
  • Como a inteligência emocional pode beneficiar um ambiente de trabalho 
  • O que pode fazer para melhorar a sua inteligência emocional  

A inteligência emocional é um termo muito em voga que, provavelmente, já ouviu da boca de um coach profissional ou leu em publicações no LinkedIn. 

Mas, sabe o que é? Longe de ser apenas um conceito do momento, o quociente emocional (QE) ou inteligência emocional (IE) pode efetivamente ajudar as pessoas a comunicar melhor, resolver problemas de forma mais eficaz e cultivar boas relações com colegas e clientes. Por estes e muitos outros motivos, é uma competência importante a incluir na sua "bagagem".  

Atributos da Inteligência Emocional (IE)

Definida cientificamente na década de 90, o conceito de inteligência emocional refere-se à "regulação eficaz da emoção em si e nos outros", o que significa que alguém com IE pode apoiar-se no que sente "para motivar, planear e alcançar objetivos". 

Simplificando, uma pessoa com inteligência emocional tem:  

  • Autoconsciência 
  • Empatia no trabalho
  • Resiliência perante circunstâncias adversas   

Autoconsciência  

"Reconhecer uma emoção no momento em que esta emerge é a pedra angular da inteligência emocional", refere Daniel Goleman, jornalista de ciência, líder de opinião em IE e autor de vários bestsellers sobre o assunto. 

Goleman encoraja as pessoas a prestar atenção às sensações físicas que podem ter uma origem emocional – como sentir-se cansado quando se está deprimido ou ter dores de cabeça por causa do stresse. Este especialista acredita que, se compreendermos as nossas emoções, estaremos em melhor condição de as conseguir gerir. 

Empatia no trabalho 

As pessoas com inteligência emocional elevada refletem durante um momento sobre o que sentem em vez de agirem impulsivamente. Além disso, são capazes de reconhecer os pontos de vista dos outros, mesmo que não estejam alinhados com o seu. Ora, esta capacidade é uma competência importante quando se trata de trabalhar eficazmente com colegas e parceiros de negócios. 

Como refere Goleman: "os líderes com empatia fazem mais do que simpatizar com as pessoas à sua volta: usam o seu conhecimento para melhorar as suas empresas de formas subtis, mas fundamentais." 

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Resiliência perante circunstâncias adversas  

A vida nem sempre é simples e existem obstáculos que podem dificultar o progresso, mas ter IE significa reconhecer os altos e baixos. As pessoas com inteligência emocional possuem níveis altos de motivação e nada as impede de perseguir os seus objetivos, tanto a curto como a longo prazo. 

A importância da inteligência emocional no trabalho 

Estagiários, pequenos empresários, equipas de gestão e diretores-gerais, todos podem ganhar se desenvolverem a sua IE em qualquer ambiente de trabalho em que se encontrem. 

Afinal, todos nós sentimos emoções ao longo da nossa vida quotidiana e, quando confrontados com prazos apertados, feedback negativo da parte de clientes ou contratempos imprevistos, o modo como respondemos revela muito sobre quem somos e pode influenciar bastante as pessoas que nos rodeiam. 

O que pode fazer para melhorar a sua IE 


  • Compreenda as suas emoções
  • Saiba o que provoca as suas emoções
  • Aprenda com os seus erros  

Compreenda as suas emoções  

Da próxima vez que for confrontado com uma situação difícil, pense em como isso o faz sentir e como pode fazer sentir os que o rodeiam. Em vez de reagir impulsivamente, procure primeiro avaliar as suas emoções e responder de uma forma apropriada. Procure formas de canalizar as suas emoções com o objetivo de alcançar um resultado positivo.

Saiba o que provoca as suas emoções  

Muitas vezes, respondemos ao que nos acontece de forma automática e por instinto, pelo que pode levar algum tempo a desenvolvermos a capacidade de ignorar os impulsos iniciais e, em vez disso, responder intencionalmente. Saber o que o irrita pode ajudá-lo a lidar com as suas emoções e – melhor ainda – a conseguir evitar situações semelhantes no futuro. Por exemplo, se fica ansioso quando questionado sobre um trabalho que está a ficar atrasado, estabeleça para si próprio prazos antecipados de modo a conseguir entregar os seus projetos sempre a tempo. 

Aprenda com os seus erros 

O que se pretende não é que "varra os seus sentimentos negativos para debaixo do tapete", que os esconda e ignore. Na verdade, é exatamente o oposto: que efetivamente compreenda e consiga gerir o que sente. 

O fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezos, deu um exemplo magistral deste aspeto da IE, ao anunciar um aumento salarial para os funcionários da empresa num comunicado de imprensa, onde referia: "ouvimos os nossos críticos, refletimos sobre o que queríamos fazer, e decidimos que queremos liderar." 

Em vez de ficar irritado ou de iniciar uma discussão, considerou e avaliou a situação para depois responder de uma forma benéfica para todos. 

Um inquérito realizado pela Workforce 2020 revela que 1 em cada 2 trabalhadores gostaria de ver um foco maior no seu bem-estar físico, psicológico e financeiro. Ou seja, para garantir a retenção dos melhores colaboradores e inspirar todos a darem o seu melhor, os executivos precisam de estar a par das necessidades e dos desejos da sua força de trabalho. 

Entre estes, estão os benefícios proporcionados aos colaboradores. Com o seguro Vida Empresas da Tranquilidade pode contar com um incentivo valorizado, não sujeito ao pagamento da taxa social única, que o pode ajudar a captar e reter talento. 

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