Hoje em dia, o Google Business Profile (anteriormente conhecido por Google My Business) é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, se ainda não tem um perfil do Google para a sua empresa, é melhor fazê-lo.
Trata-se de uma ferramenta gratuita que aumenta a visibilidade da sua empresa, dando-lhe maior destaque no Google:
- através do motor de pesquisa;
- através do Google Maps.
Primeiro passo para usar o Google Business Profile
Se ainda não o fez, deve criar ou assumir a gestão do perfil da Google da sua empresa, através do motor de pesquisa ou do Google Maps. Adicione todas as informações essenciais, preenchendo todos os campos: nome, telefone, morada, horários, produtos e serviços, categorias, atributos, etc., e, sobretudo, não se esqueça de indicar o URL do seu website para aumentar o tráfego/volume de visitas ao site!
Atualize o Google Business Profile regularmente
Adicione fotos dos seus produtos, do interior e exterior do espaço a 360°, e não se esqueça de inserir fotos que inspirem confiança nos internautas que desejam visitá-lo.
Para o fazer, pode até obter a ajuda de profissionais aprovados pelo Google. Também pode publicar as novidades utilizando a funcionalidade Google Post. Estas publicações permitem-lhe, por exemplo, informar os seus clientes sobre promoções especiais ou eventos.
Atualize o seu perfil do Google sempre que haja informações novas ou alterações importantes. Durante a crise pandémica, o Google Business Profile ofereceu novas funcionalidades para apoiar as empresas e os seus clientes. Novos atributos para indicar, por exemplo, conformidade com as medidas de prevenção locais relacionadas com a Covid-19.
Caso seja necessário novamente, não hesite em especificar como respeita essas medidas (barreiras de proteção nas caixas, desinfeção das superfícies, controlo da temperatura dos funcionários, etc.).
Ao preencher os atributos, está a indicar ao Google que os seus dados são recentes e fiáveis, aumenta a otimização para motores de busca e, por conseguinte, melhora a sua visibilidade online junto de potenciais clientes. Se estes estiverem à procura de um negócio que cumpra as regras, podem verificá-lo online.
Note que as novas funcionalidades são apresentadas na secção "Acerca de", no Google Maps (logo acima da morada, no perfil).
Por fim, lembre-se de consultar as estatísticas para saber se o seu perfil do Google é eficaz – e melhorá-lo, se for caso disso.
Interaja com os seus clientes
Usado no dia a dia, o Google Business Profile vai permitir-lhe compreender melhor os seus clientes e as suas necessidades, respondendo às perguntas que lhe fazem diretamente ou aos comentários que deixam na página da sua empresa.
Assim sendo, nunca deixe uma pergunta ou comentário sem resposta, especialmente se for negativo. Encare quaisquer comentários agressivos com tranquilidade: responder de forma agressiva é a pior forma de publicidade.