Tal como os humanos, os animais de estimação precisam de uma dieta equilibrada.
Sabia que alguns nutrientes podem ser prejudiciais à sua saúde? Aprenda a identificar alimentos que os cães não podem comer e como preparar menus adequados.
Segundo o estudo “A better world for pets: os animais de estimação em Portugal” realizado pela multinacional Mars, “o cão é o animal de estimação mais popular em Portugal, com 63% dos inquiridos a afirmarem ter um cão em casa”. Daí que seja fácil de compreender a importância crescente que temos vindo a atribuir à sua alimentação.
Por vezes, podemos sentir-nos tentados a dar aos cães, naturalmente gulosos, restos de comida, por exemplo, que eles não podem comer. Assim, é melhor mudar de ideias, para evitar problemas de saúde para o seu animal de estimação.
⚠️ Alimentos que os cães não podem comer: a lista completa
Os donos de animais de estimação costumam empenhar-se em preservar a saúde do seu animal, mas não têm necessariamente à mão a lista de alimentos proibidos para cães.
E a verdade é que os nutrientes considerados bons para a saúde humana são, por vezes, prejudiciais para a saúde canina. Além disso, são mais numerosos do que se possa pensar.
❌ Cajus, nozes de macadâmia: frutos secos a evitar
Não devemos dar caju ou macadâmia aos cães. A ingestão destes frutos secos pode causar fraqueza, tremores e até, nos casos mais graves, paralisia. No entanto, estes ingredientes fazem, muitas vezes, parte do menu de aperitivos. Os cães adoram comer migalhas, por isso, não se esqueça de apanhar os pedaços que caem no chão.
De um modo geral, também é melhor não dar nozes a um cão. Assim como outros alimentos que possam conter produtos derivados de frutos secos, devendo, por isso, ser excluídos da dieta do seu cão.
❌ Cebola, alho francês: alimentos que os cães não podem comer
Cruas ou cozinhadas, as cebolas e os alhos franceses contêm componentes químicos que os tornam comidas tóxicas para os cães. Dependendo da quantidade ingerida, o envenenamento pode manifestar-se através de sintomas mais ou menos graves.
Os sinais são, entre outros, digestivos e ocorrem nas horas, ou nos dias, após a ingestão. O seu cão pode ter vómitos e diarreia. Pode também notar um enfraquecimento geral do seu estado, taquicardia, hipersalivação, etc.
O equivalente a uma cebola pode causar sérios danos a um cão. O consumo deste alimento pode, de facto, levar à destruição dos glóbulos vermelhos que servem, entre outras coisas, para fornecer oxigénio às células.
❌ Alho: planta com efeitos nocivos para a saúde canina
O alho é também uma das comidas proibidas para cães, contendo compostos químicos que são semelhantes aos encontrados na cebola e no alho-francês.
Aliás, o alho de tamanho pequeno ou médio expõe os cães a risco de envenenamento e provoca sintomas semelhantes aos observados após a ingestão de cebola e alho-francês.
❌ Café: os cães toleram mal a cafeína
O café aumenta a nossa vitalidade, mas os seus efeitos nos cães são muito diferentes.
A cafeína pode envenenar o organismo do seu cão. Note-se que a teína, que o chá contém, teria as mesmas repercussões.
Para evitar estes inconvenientes, dê ao seu cão apenas água. Lembre-se de que, se o seu cão beber café ou comer um grão de café encontrado no chão, isso pode provocar problemas digestivos (vómitos e fezes líquidas). Em grandes quantidades, o café pode provocar convulsões e um ritmo cardíaco acelerado.
❌ Leite: ingrediente não essencial para os cães
Não é um alimento tóxico, mas posso dar leite ao meu cão? A resposta é não, porque este alimento gordo está na lista de alimentos não recomendados para cães.
Alguns humanos têm dificuldade em assimilar a lactose presente no leite e produtos lácteos e o mesmo acontece com os cães. Os sinais de intolerância à lactose são, principalmente, digestivos e incluem fezes moles, fezes líquidas e vómitos.
❌ Batatas fritas: snack desnecessário para caninos
As batatas fritas são alimentos ultraprocessados que contêm, na sua maioria, grandes quantidades de aditivos e sal.
Comer de vez em quando não será fatal para o seu cão. Mas evite-o, pois o sistema digestivo pode ser afetado. Uma dieta rica em sal é tão prejudicial para os cães como para os humanos e pode causar insuficiência renal e doenças cardiovasculares.
❌ Especiarias e picantes: comida proibida para cães
O sistema digestivo dos cães é sensível. Especiarias como o cominho, o caril e a pimenta são irritantes para o corpo do cão, podendo causar sintomas agudos nos intestinos.
Além disso, a cumarina, uma substância natural presente em certas plantas aromáticas como o anis, a canela ou o alcaçuz, constitui uma verdadeira ameaça para a saúde canina. Os seus efeitos podem ser graves e até, potencialmente, fatais.
❌ Batata crua: solanina, uma substância nociva
Entre os componentes da batata encontra-se a solanina, um elemento químico perigoso para os cães. Todas as partes do tubérculo podem ser nocivas.
O teor de substâncias tóxicas é maior quando o alimento está cru, verde ou germinado. Os danos à saúde vão desde dores de estômago a manifestações mais graves, como problemas motores e tremores.
As batatas cozidas não estão entre os alimentos perigosos.
❌ Ossos cozinhados: alimento que os cães não podem comer
Os cães adoram ossos, mas estes nem sempre são bons para a sua saúde.
Quando cozinhados, ficam frágeis, afiados e partem-se facilmente. Assim, ao comer até mesmo um pequeno osso de galinha, os cães expõem-se a vários riscos, incluindo engasgamento, lesões na língua e no esófago e perfurações intestinais.
❌ Chocolate: alimento tóxico para os cães
A teobromina contida no chocolate é uma substância perigosa para a saúde canina. Está mais presente no cacau e no chocolate preto, do que no chocolate de leite.
No entanto, se comido em grandes quantidades, o seu cão pode morrer de envenenamento com qualquer um destes tipos de chocolate.
Os sintomas podem ser digestivos, cardíacos e neurológicos. Em casos graves de indigestão ou de envenenamento com chocolate preto ou de leite, o cão pode mesmo entrar em coma.
❌ Clara de ovo: evitar as cruas
A clara de ovo crua é um dos alimentos que os cães não podem comer. O seu teor de avidina pode lesar a saúde do seu cão. Em particular, pode prejudicar a assimilação da vitamina B8, que é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso.
Os ovos crus também expõem o seu cão ao risco de contaminação bacteriana (Salmonella, E. Coli). Os sintomas mais comuns são diarreia, vómitos e febre.
❌ Cogumelos: perigo sorrateiro para os cães
São mesmo um dos alimentos que os cães não podem comer.
Lembre-se de que o seu cão pode consumi-los sem o seu conhecimento, no jardim ou durante um passeio. Em caso de ingestão deve atuar rapidamente.
Os primeiros sintomas observados costumam ser digestivos. De qualquer forma, vigie o comportamento do animal após um passeio na natureza. A intoxicação por cogumelos pode torná-lo cansado, pouco alegre ou, pelo contrário, muito excitado.
❌ Fruta de caroço: abacate, um inimigo da saúde canina
Tudo no abacate é mau para os cães.
O contacto com o abacate deve ser absolutamente evitado, seja com a planta, o caule, as folhas ou o fruto. A pele, a polpa e até o caroço do abacate são nocivos.
O seu cão pode sofrer de dores de estômago nas primeiras 24 horas após a ingestão deste fruto. Dependendo da quantidade ingerida, outras doenças mais graves podem manifestar-se, como dificuldades respiratórias e problemas cardiovasculares.
Há outros alimentos que os cães não podem comer?
Outros produtos nocivos para os cães incluem o álcool, as bebidas energéticas, as uvas e alguns frutos secos, como as passas.