A possibilidade de montar, em casa, um carregador para o carro elétrico pode ser uma das principais razões pelas quais muitas pessoas optam por estes veículos sustentáveis. Nos últimos anos, a tecnologia dos veículos elétricos e dos híbridos plug-in evoluiu de tal forma que os preços deixaram de ser proibitivos, sobretudo no caso dos modelos de gama média.
E, se acrescentarmos, ao preço inicial, a poupança conseguida em cada carregamento, em comparação com o custo de encher o depósito, é difícil de resistir! Montar um carregador de veículo elétrico na sua garagem proporciona comodidade, poupança e um compromisso com o ambiente.
Há, no entanto, vários aspetos a ter em conta, para saber como montar um ponto de carregamento em sua casa. Que tipo de carregador escolher? Quanto custa um carregador de carro elétrico? Existem apoios e subsídios para a aquisição?
Não procure mais! Este guia detalhado sobre como montar um carregador de carros elétricos em casa explica tudo.
Carregador de carro elétrico em casa: como funciona?
Montar um carregador em casa é a forma mais conveniente de garantir que tem sempre a bateria com carga máxima. Esqueça as paragens para carregar o seu automóvel elétrico numa estação de serviço, as esperas de 30 minutos a 2 horas num centro comercial, ou os vários quilómetros percorridos todas as semanas até um ponto de carregamento.
Mas como funciona, concretamente, um carregador de carro elétrico? É idêntico a uma tomada de eletricidade doméstica, mas maior e mais potente. E basta ligar o carregador ao automóvel. Uma vez ligado, o computador de bordo vai mantê-lo informado sobre o processo de carregamento, até que a bateria atinja a sua capacidade máxima.
Os veículos elétricos têm as suas próprias necessidades, muito diferentes das dos veículos convencionais a combustível. Sabia que a substituição da bateria pode custar até 10 000 euros? Algumas seguradoras disponibilizam seguros auto com coberturas específicas para carros elétricos e híbridos.
Antes de comprar um carro elétrico, é importante garantir o acesso a oficinas autorizadas, especializadas em tecnologia elétrica.
Vale a pena ter um carregador de carro elétrico sem fios?
Algumas empresas desenvolveram um modelo de carregador sem fios. Ou seja, nem sequer precisa de o ligar ao veículo! É isso mesmo: as cargas de indução instaladas no asfalto da garagem permitem carregar a bateria, sem necessidade de recorrer a cabos. Precisará, sim, de instalar módulos de carregamento na parte inferior do seu veículo.
No entanto, este tipo de carregador apresenta ainda alguns inconvenientes. Os carregadores de carro elétricos sem fios são ainda muito caros, em comparação com os carregadores convencionais.
Além disso, a sua tecnologia ainda está em desenvolvimento – não sendo tão eficiente do ponto de vista energético –, pelo que a poupança na fatura da eletricidade não será tão grande.
Tipos de carregadores de carro elétrico
Existem 4 tipos de carregadores de carro elétrico, que variam na velocidade de carregamento e conforme o veículo a carregar:
- Carregadores convencionais. A sua potência é de 3,7 kW. São necessárias cerca de 8 horas para que a bateria carregue até à sua capacidade máxima;
- Carregadores semirrápidos. A sua potência varia entre 7,5 kW e 22 kW. O carregamento depende do modelo: o veículo atingirá a sua autonomia máxima entre 1 a 3 horas;
- Carregadores rápidos. Estes carregadores atingem uma potência de saída de 50 kW, possibilitando o carregamento da bateria até 80% da sua capacidade, em apenas 30 minutos;
- Carregadores ultrarrápidos. Alguns modelos de carregador têm uma potência de 150 kW. Em menos de 10 minutos conseguem carregar completamente a bateria do veículo.
Na prática, porém, não será necessário instalar um carregador tão potente em casa. Provavelmente, não é do seu interesse aumentar a potência contratada ao seu fornecedor de eletricidade. Na maior parte dos casos, pode carregar o carro durante a noite e tirar partido das horas de vazio na sua fatura!
👉 A propósito deste assunto, leia 5 dicas: reduza o consumo de energia e poupe na fatura da luz.