Ir para o conteúdo principal

PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Dor de dentes: como aliviar e prevenir

Dor de dentes. Algo que pode ser muito desagradável e doloroso e que a maior parte das pessoas já experienciou. De facto, segundo o Barómetro da Saúde Oral de 2023 da Ordem dos Médicos Dentistas portugueses, 58,5% dos entrevistados para a elaboração deste relatório já teve dores de dentes ou dores nas gengivas.

Neste artigo, explicamos quais as principais causas das dores de dentes, o que fazer e como aliviá-las. Sendo certo que, se a dor se prolonga ou repete, o melhor a fazer é consultar um médico dentista.


Por que posso sentir uma dor de dentes de repente?


As razões podem ser variadas. Pode ser provocada por ter mordido algo duro, pela má ou excessiva utilização do fio dentário, ou pela existência de restos de comida presos entre os dentes. O uso de aparelhos ortodônticos pode ser outra das causas, tal como o nascimento dos sisos. Pode, também, ser provocada por certas doenças.


As causas mais comuns para a dor de dentes ou para as dores da gengiva são as seguintes:

  • cárie – é uma lesão no esmalte do dente causada por ácidos produzidos por bactérias presentes na boca e que formam a placa bacteriana. É um problema que afeta quase 90% da população;
  • desgaste do esmalte dentário – pode ser causado por cáries, mas não só. O consumo de alimentos e bebidas ácidas, uma má higiene oral, a utilização de escovas com cerdas duras ou escovagens excessivas podem desgastar o esmalte;
  • doenças da boca – doenças que afetam a gengiva, como a gengivite e a periodontite, e outras situações como os abcessos dentários e a pulpite (inflamação da polpa do dente);
  • traumas – dentes partidos ou rachados devido a um acidente, uma queda, uma pancada, ou por trincar algo muito duro;
  • bruxismo – hábito de ranger e apertar os dentes de forma involuntária, principalmente durante o sono. Esta ação resulta numa pressão excessiva sobre a estrutura dental, que acaba por se desgastar.


A dor de dentes pode ser repentina?


Podemos achar que um dente começou a doer “de repente”, mas não é bem assim. A não ser que haja uma razão para a dor imediata (como um traumatismo), normalmente esta resulta de um problema preexistente que não foi detetado a tempo. Por isso é tão importante consultar o médico dentista. A Ordem dos Médicos Dentistas recomenda, pelo menos, duas consultas por ano.

Na Generali Tranquilidade, o seguro Saúde Dentária dá-lhe acesso à rede Dentinet, com milhares de prestadores de estomatologia e descontos significativos por ato médico, sendo alguns gratuitos.

👉 Pode interessar-lhesabia que o nosso seguro Saúde também lhe permite acrescentar a cobertura de estomatologia e medicina dentária? Conheça as vantagens!

 

O que pode causar dor de dentes intensa?


Qualquer causa das acima descritas. Acrescenta-se a retração gengival, que tem como resultado a exposição da camada interna do dente e pode ser muito dolorosa.

dor no dente do siso também é comum. Normalmente, indica que os sisos não têm espaço suficiente na arcada dentária ou que estão a nascer mal posicionados. Caso lhe doam, consulte um médico dentista assim que puder.

Além disso, a falta de hábitos de higiene, ou uma higiene desadequada podem acabar por criar cáries ou sensibilidade dentária. De facto, a falta de escovagem leva à formação da placa bacteriana, causadora de cáries. Saiba ainda que a escovagem excessiva e com escovas demasiado duras, a prazo, pode provocar sensibilidade dentária.

 

A dor de dentes pode irradiar para a cabeça, ouvido ou pescoço?


Sim. Aliás, dores de cabeça, no pescoço, nos ouvidos e na face, tonturas e visão turva são sintomas que podem ter a sua origem nos dentes. Por exemplo, as pessoas que sofrem de bruxismo podem sentir dores de cabeça durante todo o dia.

As dores de pescoço e de ouvidos podem derivar de  uma infeção nos dentes que se espalhou para os tecidos de zonas mais próximas do dente doente.

disfunção da articulação temporomandibular (ATM) pode causar dor ao mastigar, no ouvido, face, mandíbula e pescoço, bem como na cabeça. A visão turva pode ter origem na ATM ou numa infeção dentária que se propagou para os olhos ou nervos óticos.


É normal ter dor de dentes depois de comer doces ou alimentos frios ou quentes?


Essa dor é habitual, sobretudo em quem sofre de sensibilidade dentária. A camada externa dos dentes mais sensíveis, normalmente, está mais desgastada. Como os nervos ficam expostos, ou menos protegidos, o frio ou o calor causam dor.

Já a dor provocada pela ingestão de açúcar costuma ser um sinal de que existe uma ou mais cáries. Isto acontece porque o consumode doces ou de outros alimentos com um teor elevado de açúcar faz com que as bactérias produzam mais ácido e este corrói o esmalte do dente, originando a cárie.

Seguro Saúde Dentária

- Sem período de carência;
- Atos médicos mais frequentes, como consultas e exames, extrações simples ou raios x são totalmente gratuitos;
- Aparelho dentário (removível ou fixo);
- Subsídio diário de internamento.


Seguro Saúde Dentária

As crianças sentem a dor de dentes de forma diferente dos adultos?


Pode acontecer, sobretudo se a criança é muito pequena. E torna-se mais difícil de identificar, se ela ainda não sabe falar ou exprimir-se bem.

Leve o seu filho ao dentista, perante estes sinais:

  • queixas de uma dor aguda, de comichão no dente ou de dor de ouvido;
  • queixas de que fica com comida presa entre os dentes;
  • salivação excessiva;
  • gengivas inchadas ou avermelhadas;
  • toca e esfrega a boca ou morde objetos;
  • à refeição evita alimentos quentes, frios, doces ou duros;
  • demora mais tempo do que é normal a comer;
  • não quer lavar os dentes, porque lhe dói;
  • dificuldade para adormecer ou sono agitado e inconstante;
  • chora mais do que o habitual ou dá mostras de mau-humor.


✅ Saiba mais:
 Check-up dentário infantil: quando deve ser feito?


Como aliviar a dor de dentes?


Se está aflito com dores de dentes, eis duas formas de a aliviar em casa:

  1. bochechar com água e sal – deite uma colher de sal num copo com água morna e dissolva bem. Depois, bocheche durante alguns segundos. Esta mistura pode ajudar a remover restos de comida alojados nas cáries ou entre os dentes. Além do mais, como o sal é um desinfetante natural, vai ajudar a reduzir as bactérias e a diminuir a dor e o desconforto.  
    ⚠️ Atenção: usado em exagero, o sal irritará a mucosa da boca;
  2. gelo na bochecha, sobre a área dorida – o frio do gelo “anestesia” a área onde o aplica e diminuir a dor.
    ⚠️ Atençãonunca aplique o gelo diretamente sobre a pele, para não a queimar. Envolva-o numa compressa ou use uma bolsa térmica.


Perante uma dor de dentes repentina, o que tomar?


É sempre melhor consultar um médico, que poderá prescrever um analgésico de emergência, ou outro medicamento. Sabia que com o seguro Saúde Dentária da Generali Tranquilidade pode ter consultas online ou até pedir um médico ao domicílio? Se a dor é intensa, comece por recorrer a este serviço, onde o poderão aconselhar imediatamente.


👉 Pode interessar-lhe:
 5 razões por que precisa de um seguro de saúde com medicina dentária

 

Quando devo procurar um dentista?


Como referido, é aconselhável ir ao dentista pelo menos 2 vezes por ano.

Independentemente desse hábito, deve consultar um dentista nas seguintes situações:

  • dor de dentes intensa ou persistente;
  • mau hálito persistente;
  • sangramento ou dores na gengiva, ao escovar os dentes ou quando usa fio dentário;
  • rosto ou mandíbula inchados;
  • dor de dentes acompanhada de febre;
  • situações de emergência, como um dente partido, um abcesso ou uma infeção grave.

 

É possível prevenir a dor de dentes?


Há dores que não se podem prevenir. Por exemplo, cair e partir o dente. Mas uma boa higiene oral, consultas regulares e uma dieta equilibrada e com pouco açúcar podem protegê-lo de problemas mais sérios.

Lembre-se: o seguro Saúde Dentária da Generali Tranquilidade garante consultas e tratamentos de estomatologia e medicina dentária, com descontos significativos por ato médico, na rede Dentinet da AdvanceCare – uma rede de prestadores que garante padrões de elevada qualidade em todo o território. 

Não espere mais, contacte-nos e informe-se, sem compromisso.

 

 

Toda e qualquer situação de esclarecimentos relativamente às temáticas presentes neste artigo deverão ser solicitadas junto das entidades competentes ou de profissionais especializados. Na preparação deste documento, foram feitos todos os esforços para poder oferecer informação correta e clara. A Generali Seguros, S.A. não é responsável pelo resultado de quaisquer atos ou ações decididas ou tomadas unicamente com base na informação deste documento. A Generali Seguros, S.A. não pretende, através do presente documento, prestar aconselhamento médico, pelo que o cliente é encorajado a consultar profissionais, no intuito de obter o aconselhamento devido, para o seu caso em particular.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida familia

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

QUAL O MELHOR SEGURO DENTÁRIO SE PRECISAR DE APARELHO?

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2